Enviados especiais ao Espírito Santo – Após ter superado uma grave lesão na coxa esquerda, o volante Japa celebrou, na noite deste domingo (6), o seu retorno aos gramados pelo Cruzeiro. Substituto do meia Matheus Pereira no jogo, ele foi acionado pela primeira vez em 2025 na vitória sobre o Banfield-ARG, no Kléber Andrade, em Cariacica, pela Vitória CUP.
Na zona mista, Japa afirmou ter conversado muitas vezes com o técnico Leonardo Jardim durante o longo período de tratamento na Toca da Raposa II, em Belo Horizonte.
“Muito feliz não de jogar e entrar. Só de estar com o grupo aqui, pelo tempo que fiquei fora, estou muito feliz de viajar, treinar no dia a dia. Ele conversou bastante comigo mesmo, falou que era pra eu ficar tranquilo, que sabia da gravidade da lesão, para ficar tranquilo e seguir trabalhando”, disse.
Na coletiva, Jardim destacou que, apesar de gostar das características de Japa, o cria da Toca terá pouco espaço nesta temporada. No entanto, ele segue nos planos e será utilizado com cautela. O camisa 77 também comentou sobre isso depois do apito final em Cariacica.
“Foi realista. Falou que ia ser um ano difícil pra mim por causa da lesão, mas para ficar preparado porque a oportunidade vai chegar”, completou Japa.
Conversas com ‘medalhões’
Ainda antes de deixar o estádio, Japa também revelou conversas com as peças mais experientes do elenco em meio ao momento complicado da lesão.
“Sim, eles [Lucas Silva e Lucas Romero] estavam sempre presentes lá, tentando me motivar. Até o Eduardo, que já teve uma lesão parecida, falou comigo, me alertou, falou para eu ter paciência. Graças a Deus, isso passou e, agora, é seguir firme para buscar espaço”, encerrou.
Próximo jogo do Cruzeiro
Após a participação na Vitória CUP, o Cruzeiro receberá o Grêmio no próximo domingo (13), às 20h30 (de Brasília), no Mineirão, em Belo Horizonte, pela 13ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.

