Promessa da base do Cruzeiro, Kauã Prates já é realidade no elenco profissional. O jovem de 16 anos vem recebendo oportunidades com Leonardo Jardim, principalmente na Copa Sul-Americana, e tem apresentado evolução dentro de campo.
O lateral-esquerdo foi titular da Raposa na vitória por 2 a 1 sobre o Palestino, do Chile, nessa quarta-feira (14), no Mineirão, em Belo Horizonte, pela 5ª rodada do Grupo E do torneio internacional. Após o duelo, o defensor fez uma avaliação de seu desempenho individual.
“Eu venho muito bem, busco melhorar cada dia mais. Eu só tenho a agradecer ao Leonardo Jardim e à comissão. Agora, é focar para, quando a oportunidade aparecer, eu aproveitar bem”, iniciou.
Ainda na zona mista do Gigante da Pampulha, Kauã revelou que vem recebendo dicas de jogadores mais experientes do time. Ele citou o lateral-direito Fagner, de 35 anos, e o volante Lucas Silva, de 32, como os maiores conselheiros.
+ Leia também: Dinenno fala de ritmo de jogo e avalia disputa no Cruzeiro: ‘Tenho que fazer mais’
“Todos os jogadores procuram falar comigo também, principalmente o Lucas (Silva) e o Fagner, que conversam bastante comigo”, disse.
“Em questão de jogo, procuro melhorar muito minha marcação e meu ataque. O Fagner conversa muito comigo em relação a isso”
Kauã Prates, lateral-esquerdo do Cruzeiro
Falha no empate contra o Mushuc Runa
Kauã também mostrou uma grande força para superar um erro individual logo em sua partida de estreia como titular. No empate por 1 a 1 com o Mushuc Runa, no Equador, pela Sul-Americana, na semana passada, o lateral falhou no gol da equipe dona da casa.
“O jogo (contra o Palestino) foi muito importante para mim, porque, no último, acabei tendo uma falhazinha e fiquei meio assim. Mas os jogadores me apoiaram muito”, finalizou.
Prates se mostrou muito seguro diante do Palestino. Ele foi bem na defesa e participou de algumas jogadas ofensivas da Raposa. Inclusive, teve uma boa chance para marcar de cabeça, mas mandou por cima do gol.
Kauã é reserva no time de Jardim. Com a saída de Marlon para o Grêmio, o jovem passou a ser o substituto imediato de Kaiki. Essa foi uma indicação do próprio treinador português.
Quem é Kauã Prates?
Mesmo aos 16 anos, com idade para atuar no sub-17, Kauã Prates foi titular do Cruzeiro Sub-20 na disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior deste ano. A Raposa acabou eliminada nas quartas de final para o campeão São Paulo.
O jovem atleta, que está na base do Cruzeiro desde 2019, também integrou a Seleção Brasileira Sub-20, mesmo tendo idade para jogar na categoria anterior. Ele foi convocado para um período de treino na Granja Comary, em Teresópolis, no Rio de Janeiro, no fim de 2024.
Antes mesmo de ser promovido ao time principal em definitivo, Kauã chegou a ser relacionado pelo Cruzeiro para uma partida da equipe profissional. Ele esteve na relação de Wesley Carvalho, então técnico interino, na goleada da Raposa por 4 a 1 sobre o Itabirito, pelo Campeonato Mineiro, no fim de janeiro.
Kauã foi um dos oito jogadores da base inscritos pelo Cruzeiro no Campeonato Brasileiro. Ele integrou a lista inicial ao lado dos goleiros Otávio e Vitor Lamounier, dos zagueiros Bruno Alves e Janderson, dos meio-campistas Murilo Rhikman e Nicolas Pontes, além do atacante Kaique Kenji.

