Leonardo Jardim encontrou um jeito de extrair o máximo dos jogadores do Cruzeiro. O treinador tem montado um esquema com estilo de jogo bem definido, sendo inegociável a entrega dentro de campo. Depois de muito experimentar, o português definiu o ‘time titular’ da Raposa.
Após a goleada celeste por 4 a 0 sobre o Sport, na Ilha do Retiro, em Recife-PE, nesse domingo (12), pela 8ª rodada do Campeonato Brasileiro, Jardim explicou como escolheu as peças no elenco do Cruzeiro que melhor se encaixaram no seu modo de pensar sobre futebol.
“Quando cheguei, em fevereiro, tinha dito que a intensidade tinha que aumentar, em termos de jogo. Trabalhamos durante um mês para que essa intensidade fosse possível dentro de campo”, iniciou.
“Tentamos depois encontrar as peças para uma estratégia e, aos poucos, fomos corrigindo com jogadores que se adaptam melhor à estratégia”
Leonardo Jardim, técnico do Cruzeiro
Jardim também explicou que muitas vezes opta pela capacidade de cada atleta entregar um bom nível de intensidade. Sendo assim, a qualidade técnica individual de um determinado jogador pode ser preterida em determinada situação.
“Não é só qualidade, às vezes, é adaptação à estratégia. Há jogadores que estão aqui e que não estão jogando que têm muita qualidade, mas em termos de estratégia eu tenho que optar por outros. Às vezes, não se fala em qualidade, mas sim em perfil para aquilo que a gente pretende”, completou.
Cruzeiro no Brasileirão
Depois que definiu o time titular, Jardim passou a colher bons frutos no Brasileirão. O Cruzeiro é o 4º colocado no torneio, com 16 pontos, sendo cinco vitórias, um empate e duas derrotas.
Jardim vem atuando com a seguinte formação: Cássio; Fagner, Fabrício Bruno, Lucas Villalba e Kaiki; Lucas Romero, Lucas Silva e Matheus Pereira; Wanderson, Christian e Kaio Jorge.

