publicidade

Vitória Cup: Cruzeiro terá confrontos inéditos com Defensa y Justicia e Banfield

Cruzeiro enfrentará pela primeira vez Defensa y Justicia e Banfield, ambos da Argentina, na Vitória CUP, no Espírito Santo

publicidade

O Cruzeiro enfrentará dois adversários inéditos em sua história durante a participação na Vitória CUP, torneio amistoso que será disputado no Espírito Santo entre os dias 2 e 6 de julho. A Raposa medirá forças contra Defensa y Justicia e Banfield, ambos times da Primeira Divisão Argentina.

A equipe celeste iniciará na competição diante do Defensa, no dia 3 de julho (quinta-feira), às 20h, no Kléber Andrade, em Cariacica. Depois, encerrará sua participação contra o Banfield – substituto do Estudiantes -, no dia 6 de julho (domingo), às 16h, no mesmo estádio.

Esses confrontos marcarão o 112º e 113º enfrentamento do Cruzeiro contra equipes argentinas na história, respectivamente.

Em 111 jogos contra os ‘hermanos’, o clube mineiro acumula 53 vitórias, 19 empates e 39 derrotas, com 149 gols marcados e 112 sofridos. O aproveitamento cruzeirense é de 53,45%.

Ao todo, o Cruzeiro já encarou 16 adversários distintos da Argentina em competições internacionais e amistosos. Historicamente, o time mineiro leva vantagem sobre nove rivais anteriores, incluindo River Plate, Independiente e Racing. Contra o Boca Juniors, o retrospecto é equilibrado, com sete vitórias para cada lado e quatro empates.

Vítimas argentinas do Cruzeiro

O Cruzeiro já fez 12 vítimas ao longo da história. São eles: Independiente, River Plate, Boca Juniors, San Lorenzo, Racing, Vélez Sarsfield, Argentinos Juniors, Belgrano, Rosario Central, Estudiantes, Huracán e Lanús.

Somente quatro argentinos que já entraram em campo contra o Cruzeiro nunca saíram derrotados: Chacarita Juniors, Atlético Tucumán, San Martín e Unión Santa Fe, que foi o último adversário argentino no caminho estrelado.

Diante do Unión, o Cruzeiro acumulou dois resultados frustrantes. O primeiro deles foi a derrota por 1 a 0, no 15 de Abril, em Santa Fé, pela 1ª rodada do Grupo B da Copa Sul-Americana. Já o segundo foi o empate por 0 a 0, no Mineirão, em Belo Horizonte, pela 6ª rodada do torneio mata-mata.

Histórico do Cruzeiro contra times argentinos

  • Boca Juniors – 18 jogos / 7 vitórias / 4 empates / 7 derrotas (46% de aproveitamento)
  • River Plate – 16 jogos / 10 vitórias / 2 empates / 4 derrotas (66,6% de aproveitamento)
  • Independiente – 15 jogos / 9 vitórias / 1 empate / 5 derrotas (62,2% de aproveitamento)
  • Racing – 15 jogos / 8 vitórias / 2 empates / 5 derrotas (57,7% de aproveitamento)
  • Vélez Sarsfield – 10 jogos / 4 vitórias / 1 empate / 5 derrotas (43,3% de aproveitamento)
  • San Lorenzo – 9 jogos / 3 vitórias / 3 empates / 3 derrotas (44,4% de aproveitamento)
  • Estudiantes – 8 jogos / 4 vitórias / 3 empates / 1 derrota (79,1% de aproveitamento)
  • Argentinos Juniors – 4 jogos / 2 vitórias / 1 empate / 1 derrota (58,3% de aproveitamento)
  • Huracán – 4 jogos / 2 vitórias / 1 empate / 1 derrota (58,3% de aproveitamento)
  • Rosário Central – 3 jogos / 2 vitórias / 1 derrota (66,6% de aproveitamento)
  • Lanús – 2 jogos / 1 vitória / 1 empate (66,6% de aproveitamento)
  • San Martín – 2 jogos / 1 empate / 1 derrota (16,6% de aproveitamento)
  • Unión Santa Fe – 2 jogos / 1 empate / 1 derrota (16,6% de aproveitamento)
  • Chacarita Juniors – 1 jogo / 1 derrota (0% de aproveitamento)
  • Atlético – 1 jogo / 1 derrota (0% de aproveitamento)
  • Belgrano – 1 jogo / 1 vitória (100% de aproveitamento)

Momento dos adversários

Defensa y Justicia

O Defensa não vive um grande momento na temporada, já que não cumpriu nenhum objetivo traçado pela diretoria. A começar com a queda precoce na Copa da Argentina.

O ‘El Halcón’, como é conhecido pelos seus torcedores, foi eliminado pelo Newell’s Old Boys ainda na segunda fase, que antecede as oitavas de final. A derrota por 2 a 0 ocorreu dentro de seus domínios.

+ Leia também: Defensa y Justicia desafiou gigantes e virou celeiro de técnicos renomados

A equipe também não se classificou às fases seguintes do Apertura do Campeonato Argentino. Isso porque terminou no 10º lugar do Grupo A, com 19 pontos – dois a menos do que o Estudiantes de La Plata, último time dentro da zona classificatória.

Assim como o Cruzeiro, o Defensa também não conseguiu avançar na Copa Sul-Americana. O time argentino somou apenas quatro pontos e ficou na lanterna do Grupo B, formado por Universidad Católica-EQU, Cerro Largo-URU e Vitória.

O Defensa não entra em campo desde o dia 28 de maio, quando deu adeus à Sul-Americana ao perder por 2 a 1 para o Cerro Largo, no Norberto Tito Tamaghello, em Buenos Aires, na Argentina.

Depois disso, os jogadores ganharam 14 dias de férias. A reapresentação dos atletas no CT do Defensa y Justicia foi no dia 12 de junho.

Durante a pré-temporada, o Defensa já realizou um amistoso contra o Sacachispas FC, da Primeira B Argentina, que corresponde à Terceira Divisão Nacional. A atividade dividida em três tempos de 45 minutos terminou com vitória dos donos da casa por 8 a 0 no somatório.

Banfield

Já a equipe treinada pelo técnico Pedro Troglio não entra em campo desde 2 de maio, quando se despediu do Torneio Apertura do Campeonato Argentino com a vitória por 3 a 1 sobre o Central Córdoba. O time terminou na 14ª colocação (vice-lanterna) do Grupo A, com 14 pontos.

No Apertura, apenas os oito clubes mais bem colocados de cada chave avançam para a fase mata-mata. A distância do Banfield para o 8º lugar foi de sete pontos.

Por sua vez, o Banfield ainda se mantém vivo na Copa da Argentina. O time está na segunda fase do torneio – que antecede as oitavas de final – e enfrentará o Tigre, nesta quinta-feira (26), às 19h30, no Nuevo Francisco Urbano, na Região Metropolitana de Buenos Aires, em jogo único.

Pouco mais de uma semana de férias, o Banfield voltou aos treinamentos no último dia 12.

Siga o Central nas redes
Luiz Henrique Campos
Luiz Henrique Campos é repórter do Central da Toca. Realizou também a cobertura do Cruzeiro em Estado de Minas, Superesportes e No Ataque por quatro anos.
publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

publicidade

Leia mais

Samuca TV registra recordes de audiência em transmissões de jogos com imagens

Samuca TV registrou 99.707 espectadores simultâneos em transmissão de jogo do Cruzeiro na Vitória CUP

Japa celebra retorno aos gramados pelo Cruzeiro e revela conversas com Jardim

Volante voltou a entrar em campo neste domingo (6) após seis meses afastado dos gramados

Fabrício cita espírito competitivo como exemplo a ser seguido na volta do Brasileirão

Fabrício Bruno destacou a entrega dos jogadores do Cruzeiro como ponto forte para continuar bem na retomada da temporada

Jardim faz balanço do Cruzeiro na Vitória CUP e crava: ‘Temos identidade’

Equipe celeste venceu o Banfield-ARG, por 1 a 0, no segundo e último compromisso antes do retorno ao calendário oficial