O Cruzeiro fechou, na manhã desta quarta-feira (28), na Toca da Raposa II, em Belo Horizonte, a preparação para o duelo com o Botafogo. Sob o comando de Tite, o time celeste estreará nesta quinta (29), às 21h30 (de Brasília), no Nilton Santos, no Rio de Janeiro, pelo Campeonato Brasileiro.
Na última atividade antes da visita ao Botafogo, o Cruzeiro contou integralmente com a presença de Matheus Henrique. Nos últimos dias, o volante evoluiu na recuperação de uma contratura muscular na panturrilha esquerda e passou a trabalhar com o grupo por mais tempo.
Quem fez trabalhos parciais com o elenco foi o atacante Luis Sinisterra. Ainda sem estrear em 2026, o colombiano finaliza o processo de pré-temporada antes de ser relacionado por Tite no mês de fevereiro.
Pelo segundo dia consecutivo, Tite teve a presença de cinco garotos que conquistaram o título da Copa São Paulo de Futebol Júnior. São eles: o goleiro Vitor Lamounier, o volante Murilo Rhikman, os meias Cauan Baptistella e Rhuan Gabriel, além do atacante Rayan.
Cabe reforçar que, embora os Crias da Toca estejam participando das atividades com o elenco principal, eles poderão reforçar o time sub-20 nos próximos meses.
Villalba viaja?
Segundo apurou Central da Toca e Samuca TV, apesar de ter trabalhado durante a semana de forma integral com o elenco, Lucas Villalba ainda não será relacionado pelo Cruzeiro diante do Botafogo.
Vale destacar, no entanto, que o zagueiro argentino está totalmente recuperado de uma lesão ligamentar no tornozelo esquerdo. Por causa dessa lesão, Villalba desfalcou o Cruzeiro no segundo jogo contra o Corinthians, pela semifinal da Copa do Brasil, em 2025, e no início desta temporada.
Invencibilidade contra o Botafogo
Diante dos cariocas, o Cruzeiro poderá ampliar uma longa invencibilidade no retrospecto geral. Por todas as competições, a última derrota para o Botafogo foi há quase dez anos. No dia 11 de setembro de 2016, a Raposa perdeu por 2 a 0, no Mineirão, em Belo Horizonte, pela 24ª rodada do Brasileirão.
Desde aquele confronto, o Cruzeiro somou seis vitórias e nove empates no período, com aproveitamento de 60%. Os duelos foram válidos pelas Séries A e B, além de compromissos pela Copa do Brasil.
Nas últimas duas edições do Brasileirão, o Cruzeiro foi até o Nilton Santos, derrotou o Botafogo e não sofreu um gol sequer.
Em 27 de julho de 2024, sob o comando de Fernando Seabra, o time celeste triunfou por 3 a 0, com gols de William, Lautaro Díaz e Álvaro Barreal, pela 20ª rodada do Brasileirão.
Já em 3 de agosto do ano passado, com o português Leonardo Jardim à beira do gramado, Christian e Matheus Pereira brilharam na vitória por 2 a 0, pela 18ª rodada da elite nacional. Mais uma vez, o Cruzeiro se impôs e teve uma das melhores atuações no ano diante do Botafogo fora de casa.
Não perde no Nilton Santos há 14 anos
Além da longa invencibilidade contra o Botafogo no histórico mais recente, o Cruzeiro também não perde no Nilton Santos há quase 15 anos.
O último revés aconteceu no dia 29 de outubro de 2011, quando os donos da casa venceram por 1 a 0, com gol de Loco Abreu, pela 32ª rodada do Brasileirão.

