O Cruzeiro realizou, na manhã desta quinta-feira (27), na Toca da Raposa II, em Belo Horizonte, o penúltimo treino antes do jogo contra o Ceará. As equipes de Léo Condé e Leonardo Jardim vão se enfrentar na noite de sábado (29), às 21h (de Brasília), no Castelão, em Fortaleza, pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro.
De olho na vice-liderança da Série A, Jardim terá que fazer uma mudança forçada no meio-campo. Isso porque o volante Lucas Romero recebeu o terceiro cartão amarelo na goleada contra o Corinthians e será desfalque certo. Com exceção do argentino, Jardim terá todo o elenco à disposição.
Para o lugar de Romero, o Cruzeiro tem cinco opções: os volantes Matheus Henrique, Walace, Japa e Ryan Guilherme, além do meia Eduardo. Matheus Henrique, inclusive, cumpriu suspensão na 35ª rodada.
Como o Cruzeiro não tem nenhuma outra baixa por lesão ou suspensão, a tendência é que Jardim escale os mesmos jogadores que iniciaram na vitória sobre o Corinthians.
Com relação à lista de relacionados, é possível que Fagner viaje com a delegação para Fortaleza. Totalmente recuperado da fratura na fíbula da perna direita, o lateral-direito treina há cerca de dez dias de forma integral com o grupo e só não atuou contra o Corinthians por pertencer ao clube paulista.
O Cruzeiro reencontra o Ceará na tentativa de “dar o troco” pela derrota dentro do Mineirão, em BH, pela 17ª rodada do campeonato. No dia 27 de julho, apoiado por quase 53 mil torcedores, a Raposa decepcionou e perdeu de virada, por 2 a 1, com gol de Kaio Jorge e, depois, tentos do paraguaio Antonio Galeano.
Objetivos distintos na tabela
Um triunfo na capital cearense coloca o Cruzeiro na vice-liderança do Brasileirão. A Raposa ocupa a terceira posição, com 68 pontos e dois a menos em relação ao Palmeiras. O Flamengo lidera a competição, com 75.
Para ser campeão, o Cruzeiro precisa vencer Ceará, Botafogo e Santos em sequência e ainda torcer para o Flamengo não triunfar contra Ceará e Mirassol. O Rubro-Negro poderia fazer somente até dois pontos, caso o time celeste faça nove pontos nas últimas três rodadas.
Por outro lado, na 14ª posição, com 42 pontos, o Ceará tenta se afastar da zona de rebaixamento. Embora esteja fora do Z4, o Vozão encerrará a campanha diante do Cruzeiro, do Flamengo e do Palmeiras. O primeiro time dentro da área da degola é o Santos, na 17ª colocação, com 38 pontos.

