O Cruzeiro se reapresentou nesta terça-feira (28), após a folga na segunda, e teve uma novidade em campo: o jovem Rayan Lelis. Com apenas 18 anos, o atacante das categorias de base vai treinar com o elenco profissional e pode se tornar uma opção para o técnico Leonardo Jardim na sequência da temporada.
Após o término das competições do Sub-20, Rayan estava de férias, mas foi acionado para participar das atividades com os profissionais.
A convocação do jovem acontece em meio às lesões de Marquinhos e Wanderson, o que deve fazer o clube recorrer aos crias da Toca para suprir as ausências no setor ofensivo.
Marquinhos sofreu ruptura do ligamento cruzado anterior (LCA) e lesão meniscal no joelho esquerdo, precisando passar por cirurgia. Já Wanderson teve uma lesão muscular significativa na perna esquerda. Ambos estão fora do restante da temporada de 2025.
Destaque da base
Rayan é um dos principais destaques da equipe sub-20 do Cruzeiro. No Campeonato Brasileiro da categoria, em que a Raposa chegou até as semifinais, ele foi o atacante do time que mais balançou as redes, com oito gols marcados, além de quatro assistências.
No Campeonato Mineiro Sub-20, no qual o Cruzeiro se sagrou campeão no último domingo (12), Lelis também foi destaque. Com seis gols marcados, foi o artilheiro do time celeste na competição.
Na goleada por 8 a 1 sobre o Coimbra, que garantiu o título estadual ao clube celeste, o atacante brilhou e balançou as redes duas vezes.
Contrato renovado
Atento às sondagens do mercado internacional por Rayan Lelis, o Cruzeiro estabeleceu uma nova multa rescisória para o atacante, de 18 anos. No dia 14 de outubro, o atleta, tratado como uma das maiores promessas da categoria sub-20 celeste, renovou contrato com a Raposa até 2029.
No novo acordo firmado com Rayan Lelis, o Cruzeiro determinou uma multa rescisória de 100 milhões de euros (na cotação atual, R$ 631 milhões) para os clubes do exterior. A assinatura foi feita pelo jogador ao lado de Adilson Batista, diretor-geral da base e ex-treinador de futebol.
Há pouco mais de um ano, em agosto de 2024, Rayan assinou o primeiro contrato profissional com o Cruzeiro.
Quem é Rayan Lelis?
Nascido em Goiânia, em janeiro de 2007, Rayan Lelis deixou a capital goiana em 2019 para defender as categorias de base do Athletico-PR. Dos 12 aos 14 anos, foi “adotado” pela mãe de outro atleta do Furacão para que pudesse morar em Curitiba.
No CT do Caju, em Curitiba, pelo Furacão, ficou até o sub-16 antes de se transferir ao Cruzeiro. Desde então, passou pelo sub-17 e, atualmente, é uma das principais peças do sub-20 sob o comando do técnico Luciano Dias.

