Os jogadores do Cruzeiro voltaram à rotina de treinos na Toca da Raposa II, em Belo Horizonte, na tarde desta quarta-feira (5). O clube celeste divulgou imagens nas redes sociais de alguns atletas realizando exames e testes físicos.
Os zagueiros Fabrício Bruno e Lucas Villalba, o lateral-esquerdo Marlon, o volante Christian e o meia Eduardo apareceram fazendo teste de torque e potência na cadeira extensora no aparelho isocinético. Já os laterais Fagner e Kaiki fizeram o aparelho com ênfase no músculo flexor da coxa.
Os goleiros Cássio e Léo Aragão, além do zagueiro Jonathan Jesus, fizeram outros exercícios de mobilidade.
Depois dos testes físicos na academia, os jogadores foram a campo para trabalhos com bola. O técnico Leonardo Jardim comandou o primeiro treino desta semana.
+ Leia também: Cruzeiro define segundo jogo-treino antes de estreia no Brasileiro
Jogadores tiveram folga no Carnaval
Inicialmente, o Cruzeiro não daria descanso aos atletas. O grupo trabalharia de segunda a domingo, sem intervalo após a eliminação precoce no Campeonato Mineiro. No entanto, a agenda sofreu alteração.
A comissão técnica de Leonardo Jardim marcou um jogo-treino contra a equipe sub-20 para sábado (1º). Com isso, entendeu que os jogadores precisariam de descanso para recuperação.
Dessa forma, a diretoria do Cruzeiro concedeu três dias de folga: domingo (2), segunda-feira (3) e terça-feira (4).
Com o tempo livre na agenda, alguns jogadores aproveitaram o Carnaval para viajar e curtir de diferentes formas.
+ Leia também: Dupla do Cruzeiro é convocada em pré-lista para jogos do Paraguai nas Eliminatórias
Retomada de ‘intertemporada’
Eliminado precocemente na semifinal do Campeonato Mineiro, o Cruzeiro ficará sem jogar até o último fim de semana de março, quando estreará no Campeonato Brasileiro. Ao todo, serão 34 dias sem compromissos oficiais.
Durante esse período, a Raposa aproveitará para corrigir os erros cometidos no Estadual e se adaptar ao estilo de Leonardo Jardim. O treinador português quer uma equipe mais equilibrada, que consiga suportar a pressão adversária e converter as oportunidades em gol.
O primeiro ajuste foi feito pelo técnico no jogo-treino contra a equipe sub-20. O time profissional venceu os dois jogos de 60 minutos contra os jovens da base. O primeiro terminou 2 a 0, enquanto o segundo 5 a 0.
Cruzeiro busca amistosos
A pedido de Jardim, o Cruzeiro pretende marcar, pelo menos, mais três amistosos antes do início do Brasileirão. Entretanto, a diretoria celeste tem enfrentado dificuldades para encontrar adversários.
Conforme apuração da reportagem, os motivos são incompatibilidade de datas devido os jogos dos estaduais e partidas das primeiras fases da Copa do Brasil. Alguns times também tem evitado amistosos neste momento.
O Botafogo seria um dos possíveis adversários do Cruzeiro, mas há um desentendimento quanto ao local do jogo. Por esse motivo, as conversas ainda não evoluíram.
Jogo-treino com Boston City
Sendo assim, a alternativa encontrada pelo Cruzeiro foi agendar um jogo-treino com o Boston City. A equipe de Manhuaçu, que pertence ao empresário Renato Valentim, não tem divisão nacional e está na Segunda Divisão do Mineiro.
O duelo será neste sábado (8), às 10h, na Toca da Raposa II. Assim como no embate contra a equipe sub-20, o Cruzeiro não liberará a atividade para a imprensa e torcedores.
Estreia no Brasileiro
O trabalho na Toca II já está focado na estreia na Série A de 2025. O Cruzeiro enfrentará o Mirassol, no Mineirão, em BH, no fim de março. O duelo ainda não teve data marcada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), mas está previsto para os dias 29, 30 ou 31.

