Depois de estrear na Copa Sul-Americana fora de casa, chegou a vez do Cruzeiro jogar dentro de seus domínios. No entanto, não terá um aliado importante ao seu lado: a torcida. A Raposa enfrentará o Mushuc Runa, do Equador, nesta quarta-feira (9), às 21h30, em Belo Horizonte, pela 2ª rodada do Grupo E, com os portões do Mineirão fechados.
A Raposa cumpre uma punição imposta pela Conmebol e, por essa razão, não contará com a presença de público. O clube celeste foi penalizado pela entidade em dezembro de 2024 com um jogo sem torcida e multa de US$ 157 mil (à época, R$ 945 mil).
A punição é referente ao comportamento do cruzeirense nas arquibancadas no empate por 1 a 1 com o Lanús, da Argentina, no Mineirão, em 23 de outubro, pelo jogo de ida da semifinal da competição. Na ocasião, centenas de sinalizadores foram acessos dentro do estádio.
Conforme previsto nas normas de conduta da Conmebol, a utilização do artefato dentro do estádio é proibido em competições regulamentadas pela entidade.
À época, o Cruzeiro emitiu um comunicado antes da partida pedindo aos torcedores para que a norma fosse cumprida para evitar sansões ao clube. No entanto, foi ignorado.
+ Leia também: Árbitro de Cruzeiro x Mushuc Runa foi decisivo em expulsão de Dedé contra Boca em 2018
Segundo apuração do Central da Toca e da Samuca TV, o departamento jurídico do Cruzeiro tentou reverter a situação, mas o clube foi derrotado nos tribunais e não tinha mais recursos para apresentar a seu favor.
Cruzeiro na Sul-Americana
O Cruzeiro vem de derrota na estreia da Sul-Americana. O time mineiro perdeu por 1 a 0 para o Unión Santa Fe, no Estádio 15 de Abril, em Santa Fé, na Argentina, na 1ª rodada do grupo.
Inoperante no ataque, a Raposa segurou o empate fora de casa até o minuto final. No entanto, em uma bola de escanteio mal rebatida pela zaga, Diego Armando Díaz chutou no canto direito e marcou o único tento do duelo.
Com a derrota, o Cruzeiro encerrou a rodada na lanterna da chave.
Mushuc Runa na Sul-Americana
O time equatoriano vive momento melhor na Sula. Venceu o Palestino por 3 a 2 na estreia e lidera o Grupo E, com os mesmos três pontos do Unión Santa Fe.
O Mushuc Runa, no entanto, leva vantagem em relação ao time argentino no número de gols marcados (três contra um).

