O repórter Samuel Venâncio, da Samuca TV analisou a atuação do Cruzeiro em mais uma derrota na temporada, dessa vez, para o Coritiba, que venceu o time celeste na noite dessa quinta-feira (5), por 2 a 1, de virada, no Mineirão, em partida válida pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O resultado elevou ainda mais a pressão sobre o treinador Tite e elenco da Raposa.
Após a coletiva do treinador, Samuel Venâncio apontou que o comandante celeste se mostra abatido e com uma visão distorcida do que o time apresenta em campo.
“O Tite chegou e vai acumulando culpa também por algumas escolhas que são decisões bem questionáveis. Quando você começa a brigar com as coisas que estão acontecendo no campo, algumas justificativas não correspondem à realidade, isso aí é o último sinal que não vai sair do lugar, não terá uma reviravolta.
Tenho percebido um Tite muito cabisbaixo, à beira do campo acompanhando o jogo, não sei como ele era em outros clubes. Mas vejo assistindo o time se despedaçar física, técnica, moral e psicologicamente, e nada mais vai acontecendo. As substituições uma piores que as outras para deixar o Cruzeiro sem qualquer poder de reação”, afirmou ele.
Responsabilidades e parte física
Venâncio também apontou a necessidade de que os personagens no Cruzeiro assumam responsabilidades e criticou o fator psicológico do time.
“É um consenso que todo mundo precisa assumir as responsabilidades. No caso da diretoria o que acho é que: ‘erramos e estamos de novo no mercado’. O desempenho defensivo do Cruzeiro vem sendo desmoronado a cada rodada. Primeiro consegue criar responsabilidades e depois faz o gol, vem aquela confiança de que ‘somos mais do que somos’ e o resultado é o que já acontece desde o ano passado, empilha chances perdidas e desmorona. A forma com que o Cruzeiro desmorona é inexplicável. O Cruzeiro poderia ficar aqui a madrugada inteira que não ia sair mais nada”, avaliou.
Além disso, ressaltou o aparente déficit físico do elenco celeste.
“O Cruzeiro vem dando sinais de um preparo físico despedaçado. Time distante. No lance que sai o primeiro gol do Coritiba, o Matheus Pereira erra, e assume a responsabilidade pelo chute, o Cruzeiro estava chegando com quatro à área e desses quatro só o Pereira tentou voltar para recompor”, lembrou.
Responsabilidades dos jogadores
Samuel Venâncio também não poupou críticas aos atletas, lembrando que atuações ruins em momentos importantes são frequentes por parte deste grupo.
“Os jogadores não podem ficar só nessa conversa. Porque se precisou perder para o Coritiba para ter uma conversa mais firme que vai mudar… a gente tomou goleada na semana passada. Estava vencendo um clássico e tomou uma virada. Veio para uma semifinal de Copa do Brasil contra o Corinthians e aconteceu aquela atuação que aconteceu. Então tá esperando acontecer o quê para mudar? Já tinha que ter mudado há muito tempo.
Esse grupo do Cruzeiro, até hoje, cumpriu o básico do básico. Na última temporada uma vaga direta na Copa Libertadores em um ano em que já poderia ter conquistado a Copa do Brasil. E agora vem manutenção de todo mundo, traz o Gerson aí que é realmente um jogador diferente quando a gente vê no campo, mas ficar nisso não é o suficiente”, completou.
Momento ruim
O início de Tite no Cruzeiro é preocupante. Além das duas derrotas no Brasileirão, o desempenho da equipe no Campeonato Mineiro também é abaixo do esperado. A Raposa, no momento, está fora da zona de classificação às semifinais.
No total, são oito jogos oficiais sob o comando de Tite, com apenas três vitórias e cinco derrotas — um aproveitamento de 37,5% dos pontos disputados.
Cruzeiro na temporada
Com o início ruim no Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro está na lanterna da competição, justamente pelo número de gols sofridos, com saldo de -5.
Agora, a equipe volta o foco para o Campeonato Mineiro, onde a situação também não é das melhores. Em segundo lugar no Grupo C, o time celeste soma 9 pontos e está, neste momento, fora da zona de classificação às semifinais.
Segundo o regulamento do Estadual, avançam ao mata-mata os primeiros colocados de cada grupo e o segundo melhor colocado geral – posição que, atualmente, pertence ao Atlético-MG, com 10 pontos.
Na próxima rodada, o Cruzeiro terá um clássico pela frente. O time celeste enfrenta o América-MG neste domingo (8), às 18h, no Mineirão, pela penúltima rodada da fase de grupos.
Já pelo Brasileirão, o próximo compromisso será diante do Mirassol, na quarta-feira (11), às 19h, no Maião, pela 3ª rodada.

