O Sada Cruzeiro tentou equilibrar as forças, mas perdeu para o Perugia, da Itália, nesta quinta-feira (18), e deu adeus às chances de título no Mundial de Clubes de Vôlei. O time celeste foi derrotado por 3 sets a 0, no Mangueirinho, em Belém, com parciais de 18/25, 23/25 e 21/25.
O Sada Cruzeiro havia se complicado com a derrota para o Osaka Bluteon, do Japão, também por 3 sets a 0, na última terça (17). A equipe se recuperou ao devolver o placar sobre o Swehly, da Líbia, nessa quarta (17).
Nesta quinta (18), para avançar à semifinal, o Sada Cruzeiro era obrigado a conquistar três pontos, ou seja, não poderia perder mais de um set na partida. A vitória nessas condições classificaria a Raposa, além de eliminar os principais favoritos ao troféu.
Já o Perugia se classificou à semifinal, assim como os japoneses do Osaka Bluteon.
Sobre o jogo
O primeiro set foi equilibrado até a metade da parcial, quando o Perugia demonstrou maior eficiência em todos os fundamentos e abriu o duelo com sete pontos de diferença.
No segundo set, quando já estava mais do que pressionado, o Sada Cruzeiro chegou a abrir dois pontos de diferença após a casa dos 20. Os europeus, no entanto, provocaram erros da Raposa e viraram a parcial com a força do saque. O Perugia também contou com atuação muito inspirada do ponteiro polonês Semeniuk.
Embora já estivesse sem possibilidades matemáticas, o time comandado por Filipe Ferraz não abaixou a guarda e esteve à frente no placar do terceiro set em alguns momentos. A equipe italiana, porém, também manteve o alto nível de concentração e confirmou o favoritismo dentro de quadra.
Cruzeiro é o maior campeão mundial
Vale destacar que, independentemente da eliminação, o Sada Cruzeiro seguirá como o maior campeão mundial. Com cinco títulos, os brasileiros dividem esse posto com o Trentino, da Itália.

