De olho no 17º título Estadual na história, o Sada Cruzeiro enfrenta, neste domingo (12), às 11h30 (de Brasília), o Itambé Minas, pela final do Campeonato Mineiro de Vôlei. O jogo será no Mineirinho, em Belo Horizonte.
Com moral depois da vitória sobre o Praia Clube, por 3 sets a 0, na última rodada da fase de grupos do Estadual, o Sada Cruzeiro terá pela frente o adversário de todas as decisões de Mineiro vencidas até aqui. De 2010 até 2024, as duas equipes travaram batalhas pela final do campeonato em todos os anos.
Além disso, em 2008, na primeira conquista do Mineiro da história do Cruzeiro, quando ainda se chamava Sada Betim, também aconteceu diante do Minas.
Nesta temporada, os dois times também se encontraram ainda na fase preliminar. No confronto eletrizante, o Sada Cruzeiro, com um placar apertado de 3 sets a 2 depois de diversas reviravoltas, conseguiu a vitória sobre o Minas.
Palavra do professor
Depois da temporada mágica de 2024/25, o técnico Filipe Ferraz segue em busca de manter o nível do time multicampeão. De acordo com o treinador, a equipe evoluiu durante a disputa do Campeonato Mineiro.
Parte essencial para o funcionamento do time, o retorno do levantador Matheus Brasília, que serviu à Seleção Brasileira e desfalcou a equipe no início da disputa do torneio, também foi destacado por Filipe.
+ Leia também: Lenda do Sada Cruzeiro, Marcelo Méndez deixa comando da Argentina com feitos históricos
“Não é fácil se sustentar lá em cima, é muito difícil e nós sabemos disso. A gente sempre comenta que mais difícil que chegar é permanecer vencendo no alto nível. Eu falei com os atletas que, se a gente fizesse a mesma coisa do ano passado, nada disso seria possível. Então eles estão se doando um pouco mais, treinando mais, buscando cada vez mais, e isso fez com que chegássemos nesta final do Mineiro”, iniciou.
O técnico do Sada Cruzeiro ainda tratou de elogiar o adversário. Líder da fase de grupos, o Minas disputará sua 18ª final consecutiva. Até aqui, o time mineiro foi vice em todas as oportunidades.
“O Minas tá sempre ali com a gente nessa disputa, com jogos duros, é um time de muita qualidade e o Guilherme trabalha muito bem taticamente a equipe deles. Eu acredito que vai ser bem disputado e espero que o nosso time faça um ótimo jogo, como fizemos na semifinal. Temos um grupo muito bom, em que todos se doam muito”, completou.
Campanhas das duas equipes
Apesar de campanhas parecidas na fase de grupos, com seis jogos e cinco vitórias, quem terminou na primeira colocação foi o Minas. Com 14 pontos, a equipe superou não só o Cruzeiro, como também o Praia Clube.
Junto à consistência no preliminar, o Minas também foi dominante na semifinal contra o Monte Carmelo. No Ginásio do Mineirinho, o time da capital fez 3 sets a 1 e garantiu sua classificação sem sustos para a final
Do outro lado, o Sada Cruzeiro surpreendeu: venceu o Praia Clube, algoz na fase de grupos, com certa facilidade: 3 sets a 0, com parciais de 25/19, 25/21 e 25/20.
Diante de uma boa campanha, mas sem conseguir pontuar o suficiente para alcançar Praia e Minas, o Sada Cruzeiro terminou a primeira fase em terceiro.

