Com a presença do líbero Alê Elias, do Sada Cruzeiro, a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) lançou, nesta segunda-feira (27), os novos uniformes da Seleção Brasileira para o ciclo olímpico de Los Angeles 2028. O evento ocorreu no Rio de Janeiro, e as peças produzidas pela Volt já estão disponíveis nas lojas oficiais para o torcedor brasileiro.
Convocados por Bernardinho para a disputa da primeira etapa da Liga das Nações (VNL), os líberos Alê e Maique vestiram o uniforme branco. A roupa conta com numeração e detalhes na cor azul marinho, utilizada também no short dos jogadores de linha.
O primeiro uniforme, como manda o figurino, será predominantemente amarelo e com detalhes azuis e verdes.
Já o segundo uniforme será azul e com detalhes em amarelo e verde, para simbolizar as cores da bandeira do Brasil.
Parceria com a Volt
De acordo com a CBV, o acordo com a Volt inclui os uniformes das seleções de quadra e de praia de todas as categorias, sejam adultas ou de base.
A parceria também permite o fornecimento de uniformes de jogo, treino e viagens das seleções de quadra e de praia, uniformes de jogo do Circuito Brasileiro de vôlei de praia, além de linhas licenciadas para o público. A transição para a nova marca será feita de forma gradual ao longo de 2025.
Brasil na VNL 2025
Com a presença do levantador Matheus Brasília, do líbero Alê e do oposto Oppenkoski, do Sada Cruzeiro, a VNL ocorrerá entre os dias 11 de junho e 3 de agosto no masculino. Com 18 participantes, a primeira etapa, disputada de 11 a 15 de junho, será no Rio de Janeiro.
A Seleção Brasileira estreará na VNL Masculina no dia 11 de junho (quarta-feira), às 17h30 (de Brasília), contra o Irã. Cuba (dia 12), Ucrânia (dia 14) e Eslovênia (dia 15) serão os outros adversários em solo carioca. O grupo ainda conta com a presença dos Estados Unidos.
Já a segunda etapa será em Chicago, nos EUA, entre os dias 25 e 29 de junho. A chave brasileira na segunda fase da VNL tem Itália, Estados Unidos, Canadá, Polônia e China.
Antes da fase final, a Seleção Brasileira viajará até Kanto, no Japão, para a terceira etapa, que será realizada entre os dias 16 e 20 de julho. Além dos japoneses e do Brasil, Argentina, Alemanha, EUA e Turquia compõem o grupo.
A fase final será entre 30 de julho e 3 de agosto, com sede a ser definida.
Lista do Brasil na VNL 2025
Levantadores
- Fernando Cachopa (Vero Volley Monza-ITA)
- Matheus Brasília (Sada Cruzeiro)
- Rhendrick Resley (Joinville)
- Gabriel Bieler (Suzano)
Opostos
- Alan (Toray Arrows Shizuoka-JPN)
- Darlan (Sesi Bauru)
- Chizoba (Cuprum Stilon Gorzów-POL)
- Sabino (Suzano)
- Oppenkoski (Sada Cruzeiro)
Ponteiros
- Lucarelli (JTEKT Stings Aichi-JPN)
- Lukas Bergmann (Sesi Bauru)
- Honorato (Ślepsk Malow Suwałki-POL)
- Adriano (Campinas)
- Arthur Bento (Minas)
- Paulo Vinícios (Minas)
- Maicon França (Praia Clube)
- Léo Lukas (Guarulhos)
Centrais
- Flávio Gualberto (Trentino-ITA)
- Pietro Santos (Praia Clube)
- Matheus Pedrosa (Suzano)
- Léo Andrade (Campinas)
- Judson Nunes (Campinas)
- Matheus Pinta (São José)
- Geovane (Guarulhos)
- Thiery (Sesi Bauru)
- Guilherme Voss (Tours-FRA)
Líberos
- Maique (Minas)
- Alê Elias (Sada Cruzeiro)
- Felipinho (Joinville)
- Douglas Pureza (Sesi Bauru)

