Campeão da Superliga Masculina pelo Sada Cruzeiro, o levantador Matheus Brasília analisou a pressão que a Seleção Brasileira viverá na primeira etapa da Liga das Nações (VNL) 2025. Como anfitrião, o time de Bernardinho estreará no dia 11 de junho (quarta-feira), às 17h30 (de Brasília), contra o Irã, no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro.
Em entrevista divulgada pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), Brasília disse que essa pressão, no entanto, faz bem aos atletas. O momento, inclusive, servirá para aproveitar as oportunidades, já que a comissão técnica convocou nomes menos badalados. Como de costume, a equipe se prepara em Saquarema, no Rio de Janeiro.
+ Leia também: Bernardinho convoca trio do Sada Cruzeiro para defender a Seleção na VNL 2025; veja lista
“Nesta etapa do Rio, a gente já chega com uma pressão normal, natural, com torcida, jogando em casa. Faz bem para o crescimento de cada um. É um processo longo, um início de ciclo. Estamos buscando evolução. Houve algumas trocas importantes durante esse processo. Temos que estar mais motivados e saber que vai ser uma longa caminhada até a próxima Olimpíada”, iniciou Brasília.
“Toda a comissão técnica tem dado o suporte, o apoio. Todos os que estão aqui estão bem comprometidos. Temos que desfrutar esses momentos e aproveitar as oportunidades”, completou o levantador.
Ânimo após títulos pelo Cruzeiro
Durante a entrevista, Brasília também comentou sobre como a temporada vitoriosa pelo Sada Cruzeiro ajudou para o seu amadurecimento e para dar um gás a mais na Seleção. Na temporada 2024/2025, a Raposa faturou cinco dos seis troféus que disputou, incluindo o Mundial de Clubes.
“Animado, motivado. O título sempre dá um ânimo, uma fortaleza maior para seguir buscando mais, trabalhando, evoluindo. Dentro da Seleção Brasileira, não existe ambiente melhor para isso: evolução, trabalho, conquista de títulos, disputar sempre contra os melhores do mundo. Chego motivado. Foi uma temporada muito bacana e especial. Tivemos belos confrontos no Mundial, no Sul-Americano, na própria Superliga. Fico melhor preparado e pensando sempre na evolução”, encerrou.
Brasil na VNL 2025
Datas e adversários
Vale lembrar que a competição internacional de seleções ocorrerá entre os dias 11 de junho e 3 de agosto no masculino. Com 18 participantes, a primeira etapa, disputada de 11 a 15 de junho, será no Rio de Janeiro.
A Seleção Brasileira estreará na VNL Masculina no dia 11 de junho (quarta-feira), às 17h30 (de Brasília), contra o Irã. Cuba (dia 12), Ucrânia (dia 14) e Eslovênia (dia 15) serão os outros adversários em solo carioca. O grupo ainda conta com a presença dos Estados Unidos.
Já a segunda etapa será em Chicago, nos EUA, entre os dias 25 e 29 de junho. A chave brasileira na segunda fase da VNL tem Itália, Estados Unidos, Canadá, Polônia e China.
Antes da fase final, a Seleção Brasileira viajará até Kanto, no Japão, para a terceira etapa, que será realizada entre os dias 16 e 20 de julho. Além dos japoneses e do Brasil, Argentina, Alemanha, EUA e Turquia compõem o grupo.
A fase final será entre 30 de julho e 3 de agosto, com sede a ser definida.
Lista do Brasil na VNL 2025
Levantadores
- Fernando Cachopa (Vero Volley Monza-ITA)
- Matheus Brasília (Sada Cruzeiro)
- Rhendrick Resley (Joinville)
- Gabriel Bieler (Suzano)
Opostos
- Alan (Toray Arrows Shizuoka-JPN)
- Darlan (Sesi Bauru)
- Chizoba (Cuprum Stilon Gorzów-POL)
- Sabino (Suzano)
- Oppenkoski (Sada Cruzeiro)
Ponteiros
- Lucarelli (JTEKT Stings Aichi-JPN)
- Lukas Bergmann (Sesi Bauru)
- Honorato (Ślepsk Malow Suwałki-POL)
- Adriano (Campinas)
- Arthur Bento (Minas)
- Paulo Vinícios (Minas)
- Maicon França (Praia Clube)
- Léo Lukas (Guarulhos)
Centrais
- Flávio Gualberto (Trentino-ITA)
- Pietro Santos (Praia Clube)
- Matheus Pedrosa (Suzano)
- Léo Andrade (Campinas)
- Judson Nunes (Campinas)
- Matheus Pinta (São José)
- Geovane (Guarulhos)
- Thiery (Sesi Bauru)
- Guilherme Voss (Tours-FRA)
Líberos
- Maique (Minas)
- Alê Elias (Sada Cruzeiro)
- Felipinho (Joinville)
- Douglas Pureza (Sesi Bauru)

