Após a vitória contra o Suzano, na noite desse domingo (23), o Sada Cruzeiro garantiu a liderança geral da Superliga Masculina. Com 51 pontos, o time de Filipe Ferraz não pode mais ser ultrapassado por Minas e Campinas na última rodada. Os dois têm 47 e 46 pontos, respectivamente.
Apesar de ter assegurado o primeiro lugar da fase classificatória, o Sada Cruzeiro ainda não conhece o adversário dos playoffs. São José, Goiás e Guarulhos travam uma briga ferrenha pela oitava e última vaga.
Antes da rodada final, a equipe de São José dos Campos já somou 22 pontos, um a mais em relação aos rivais.
Na quinta-feira (27), às 21h (de Brasília), o time celeste terá o Blumenau pela frente no Riachão, em Contagem. Caso vença a partida, o Sada Cruzeiro vai rebaixar os catarinenses para a Superliga B. Todos os jogos da rodada ocorrerão no mesmo dia e horário.
Vale ressaltar que o time do interior de Santa Catarina, na 11ª posição, com 20 pontos, ainda sonha com uma remota chance de classificação. Para isso, o Blumenau teria que vencer o Sada Cruzeiro e “secar” São José, Goiás e Guarulhos nos demais confrontos.
O que já está definido
Com 41 pontos na tabela, o Praia Clube já garantiu a quinta colocação na tabela. O Joinville, com 33 pontos, e o Suzano, com 29 pontos, também confirmaram a sexta e a sétima vagas da Superliga.
Lanterna isolado da Superliga, com apenas dois pontos, o Neurologia Ativa já está matematicamente rebaixado há algumas rodadas.
Cenários de indefinições
Embora tenha cravado o seu lugar no G4, o Sesi Bauru, quarto colocado, com 45 pontos, tem chances matemáticas de encerrar a 1ª fase com o segundo lugar.
Os comandados de Anderson terão um confronto direto com o Campinas, em Campinas, e precisam torcer pelo Praia no clássico contra o Minas, em Belo Horizonte.
Da mesma forma, para terminar em segundo, o Campinas precisa vencer o Sesi Bauru em casa e ‘secar’ o Minas no duelo com o Praia.
Final da Superliga
Outros detalhes já definidos são a data, o horário e o local da final da Superliga Masculina. Em 2025, a decisão será disputada no dia 4 de maio (domingo), às 10h (de Brasília), no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo.
São Paulo voltará a receber as finais da Superliga após 12 temporadas. No dia 1º de maio (quarta-feira), às 15h45 (de Brasília), as mulheres disputarão o título da Superliga Feminina também no Ibirapuera.

