Das quatro competições previstas no calendário do Cruzeiro em 2026 (Campeonato Mineiro, Brasileirão, Copa do Brasil e Libertadores), o Estadual tem o menor peso dentre todos em questão, mas não é por isso que ele não precisa ser conquistado. Para ser campeão dos principais torneios, é importante voltar a mostrar força dentro de Minas Gerais.
Em sua primeira coletiva, Bruno Spindel, executivo de futebol do Cruzeiro, disse que o objetivo do clube no ano é ganhar títulos. O dirigente até deixou claro que o primeiro passo para o fracasso é a desvalorização de uma taça. Dentro disso, nada melhor do que tal mentalidade já ser aplicada na disputa do Mineiro. A grandeza do Cruzeiro sempre passou e vai seguir passando por almejar ser campeão de qualquer torneio que disputa!
Não tenho a menor dúvida de que o Estadual será também uma boa oportunidade, principalmente em sua fase inicial, de desenvolver atletas jovens. O próprio técnico Tite já deixou claro que irá utilizar parte do campeonato para dar minutos aos Crias da Toca. Ainda assim, é um objetivo secundário dentro da competição. A missão é vencer.
Para o próprio treinador, seria importante conquistar a primeira competição de 2026. Uma título de Campeonato Mineiro tem o potencial de gerar ânimo e confiança para a sequência do trabalho. Por outro lado, passar em branco poderia significar um acúmulo de pressão visando o que vem pela frente.
Olhando para os últimos anos do clube, a necessidade de vencer o torneio fica ainda mais escancarada. Ao todo, são 6 anos seguidos sem faturar o Mineiro – 4º maior jejum da história do clube dentro da competição. No caso de mais um ano sem ser campeão estadual, o Cruzeiro completaria 7 anos seguidos de jejum, igualando o que aconteceu pela última vez entre 1921 e 1927. É preciso dar um basta em uma seca tão incômoda.
Desde o último título de Campeonato Mineiro faturado pelo clube em 2019, a distância do Cruzeiro para o seu principal rival não era tão grande como em 2026. Há uma diferença considerável em estrutura, poder de investimento, qualidade de elenco e encaixe de equipe. Chegou a hora do Maior de Minas fazer todos os aspectos citados prevalecerem dentro das quatro linhas e, com isso, permitir com que o seu torcedor volte a se acostumar com títulos.

