Sem conseguir bons resultados, o Cruzeiro integra o top 5 dos piores aproveitamentos entre os times da Série A no início de 2026. Nessa quarta-feira (11), o time celeste empatou com o Mirassol fora de casa, por 2 a 2, pela 3ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Com quatro vitórias, um empate e cinco derrotas sob o comando de Tite, o Cruzeiro só apresenta índices melhores no comparativo com Santos e Flamengo. Além da Raposa, Atlético-MG e Vitória têm 43,3% de aproveitamento no começo da temporada.
De forma isolada, o Bahia é quem ostenta o maior rendimento entre os 20 times da elite nacional, com 86,7% de aproveitamento. Os comandados de Rogério Ceni venceram oito e empataram duas vezes em dez jogos no ano.
Com bom desempenho sob direção do argentino Luis Zubeldía, o Fluminense é o segundo time com os melhores números entre todos os integrantes da Série A. O Tricolor triunfou seis vezes em oito partidas, além de um empate e uma derrota. O aproveitamento é de 79,2%.
Empatados na terceira colocação, Athletico-PR, Bragantino, Inter e Palmeiras somam 70,4% de aproveitamento na temporada.
Abaixo do Cruzeiro, com o segundo pior rendimento, o Santos venceu apenas dois dos nove compromissos que disputou até então. Houve, ainda, quatro empates e três derrotas, um aproveitamento de 37%.
Atual campeão brasileiro e da Copa Libertadores, o Flamengo também vive um início de ano para lá de conturbado. Em dez jogos, o time de Filipe Luís venceu três, empatou dois e perdeu cinco, um aproveitamento de 36,7%.
O aproveitamento de todos os 20 times da Série A em 2026
- Bahia: 86,7% de aproveitamento
- Fluminense: 79,2% de aproveitamento
- Athletico-PR, Bragantino, Inter e Palmeiras: 70,4% de aproveitamento
- Chapecoense: 60,6% de aproveitamento
- São Paulo: 56,7% de aproveitamento
- Coritiba: 54,5% de aproveitamento
- Remo: 54,2% de aproveitamento
- Grêmio e Mirassol: 53,3% de aproveitamento
- Corinthians: 51,9% de aproveitamento
- Botafogo: 50% de aproveitamento
- Vasco: 44,4% de aproveitamento
- Cruzeiro, Atlético-MG e Vitória: 43,3% de aproveitamento
- Santos: 37% de aproveitamento
- Flamengo: 36,7% de aproveitamento
O começo de ano do Cruzeiro
Sob o comando de Tite, fortemente contestado pela torcida, o Cruzeiro venceu apenas no Campeonato Mineiro. A Raposa derrotou Tombense, Uberlândia, Betim e América-MG. Com 12 pontos e a uma rodada do fim da primeira fase, o time lidera o Grupo C e está perto de chegar à semifinal.
Por outro lado, o Cruzeiro somou apenas um ponto nas três primeiras rodadas do Brasileirão. Após ter sido derrotada pelo Botafogo e pelo Coritiba, a equipe celeste empatou com o Mirassol como visitante. O Cruzeiro é o vice-lanterna da competição, na 19ª posição, e pode ser ultrapassado pelo Corinthians nesta quinta (12).

