publicidade

Promessa do Cruzeiro inicia 2026 em alta e marca 1º gol como profissional: ‘Sonho de infância’

Apesar da derrota, Kauã Prates se destacou no duelo com o Pouso Alegre, no Mineirão, em BH, nesse sábado (10)

publicidade

Considerado uma das maiores promessas da base do Cruzeiro, Kauã Prates viveu, na noite desse sábado (10), um momento especial. Apesar da derrota para o Pouso Alegre na estreia do Campeonato Mineiro, o jovem lateral-esquerdo, de 17 anos, marcou o seu primeiro gol como profissional.

Em um conjunto desentrosado, formado majoritariamente por reservas na última temporada e por crias da Toca, Kauã Prates foi um dos destaques na noite que terminou com sabor amargo.

Regular, o defensor voltou a demonstrar segurança sem a bola e tentou produzir ofensivamente com boas chegadas à linha de fundo. Kauã provou ter personalidade muitas vezes no um contra um e em lances em que poderia ficar acuado com a bola.

Com o placar adverso, aos 49 minutos do segundo tempo, Kauã Prates aproveitou escanteio curto do meia ítalo-brasileiro Cauan Baptistella e, de cabeça, balançou as redes do goleiro Anderson. O Cruzeiro ainda esboçou uma reação com um “abafa” final, mas o Pouso Alegre conseguiu sustentar a vitória por 2 a 1.

Após ter começado 2026 em alta, Kauã Prates deve ser novamente titular na segunda rodada do Mineiro. Na quarta-feira (14), às 21h30 (de Brasília), o Cruzeiro visitará o Tombense, no Parque do Sabiá, em Uberlândia.

‘Sonho de infância’

Depois do jogo, por meio das redes sociais, Kauã Prates celebrou o primeiro gol como profissional e destacou o sonho de criança em marcar pelo Cruzeiro.

“Nem de longe a estreia que queríamos, mas não posso deixar de falar sobre o meu primeiro gol como profissional. Sonhei tanto com esse dia desde a minha infância e marcar pela primeira vez com a camisa do clube que acreditou em mim e me deu tudo é uma sensação inexplicável”, iniciou. 

“Torcida, muito obrigado pelo apoio de sempre. Prometo que o ano será excelente e vamos todos aprender com acertos e erros para chegar no nível que vocês merecem que estejamos. De coração, meu muito obrigado. Toda honra e toda glória seja dada a DEUS”, finalizou Prates.

A trajetória no profissional

Peça importante na categoria sub-20, Kauã recebeu a primeira oportunidade como profissional na ‘era Leonardo Jardim’, em maio do ano passado. À época, Prates foi relacionado para o jogo contra o Palestino, no Chile, pela Copa Sul-Americana.

Na ocasião, ele foi titular e apresentou bom futebol. A partir dali, ganharia mais chances com o técnico português. Ao todo, em 2025, Kauã Prates disputou 12 partidas pelo Cruzeiro, incluindo jogos contra rivais que brigaram na parte alta da tabela do Campeonato Brasileiro, como Fluminense, Mirassol e Bahia.

Formado na Toca

Nascido em 2008 e criado na pacata cidade de Montanha, no interior do Espírito Santo, Kauã Prates chegou à Toca da Raposa I, em Belo Horizonte, há sete temporadas. Em 2019, o garoto foi aprovado em testes para dar os seus primeiros passos no time sub-11 do Cruzeiro.

Ao se destacar pelo Cruzeiro desde o sub-15, Kauã Prates foi convocado pela Seleção Brasileira quando ainda atuava pela categoria. Mais maduro, ele passou a ser chamado também por Dudu Patetuci para o time sub-17 do Brasil.

Siga o Central nas redes
Leonardo Gimenez
Leonardo Garcia Gimenez é repórter do Central da Toca e jornalista formado pelo UniBH. Com foco em futebol e vôlei, fez a cobertura do Cruzeiro no esporte digital da Itatiaia entre 2022 e 2025. Antes, trabalhou na Record TV.
publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

publicidade

Leia mais

Cruzeiro tem um dos cinco piores aproveitamentos entre times da Série A em 2026

Com aproveitamento abaixo dos 50%, Cruzeiro amarga Z4 no Brasileirão e ainda não garantiu classificação no Estadual
00:00:44

Mirassol x Cruzeiro pelo Brasileirão: veja quem foi eleito o Craque Bulbe Energia

Time celeste voltou a jogar mal, mas buscou o empate em gol marcado por Kaio Jorge no final da partida

Tite comenta nova função de dupla no Cruzeiro: ‘Produz melhor’

Treinador destacou melhor rendimento da de jogadores na vitória sobre o América-MG, no Mineirão

Torcedores do Cruzeiro relatam confusão, tiros de borracha e spray de pimenta após clássico na Arena

Cerca de 2.500 torcedores compareceram ao estádio no setor visitante para acompanhar o primeiro clássico da temporada pelo Campeonato Mineiro