A história de Tite no Cruzeiro está só começando, mas, na Raposa, o treinador vai reencontrar velhos conhecidos. Seis jogadores do atual elenco já cruzaram o caminho do técnico em passagens anteriores, seja por clubes ou pela Seleção Brasileira.
+ Leia mais: como foi o primeiro dia de Tite na Toca da Raposa II
Entre os clubes brasileiros, o principal trabalho de Tite foi no Corinthians. No time paulista, onde permaneceu entre 2010 e 2016 (em duas passagens), o treinador comandou a equipe em 319 partidas. Foi lá que treinou Fagner e Cássio, hoje jogadores do Cruzeiro.
O goleiro fez parte de todas as conquistas sob a ‘era Tite’: os Campeonatos Brasileiros de 2011 e 2015, a Copa Libertadores de 2012 e o Mundial de Clubes da FIFA no mesmo ano. Já o lateral-direito integrou o elenco campeão brasileiro em 2015.
Fagner, porém, tem futuro indefinido do Cruzeiro. Emprestado pelo Corinthians, o lateral tem contrato com o clube celeste até o fim de 2025. Segundo apuração do Central da Toca e Samuca TV, a diretoria celeste tem interesse na permanência do jogador e pretende abrir negociações com o time paulista nos próximos dias.
Selecionáveis
Tanto Fagner quanto Cássio também foram convocados por Tite para a Seleção Brasileira, onde o treinador esteve entre 2016 e 2022. Nesse período, o ele conquistou a Copa América de 2019 e comandou o Brasil em duas Copas do Mundo (2018 e 2022).
Outros dois jogadores do atual elenco cruzeirense também foram chamados por Tite durante a passagem pela Seleção: os meio-campistas Walace e Matheus Henrique.
Walace foi convocado em 2017 e 2018, quando atuava pelo Hannover, da Alemanha. Já Matheus Henrique teve sua oportunidade em 2019, à época jogador do Grêmio.
Passagem pelo Flamengo
Após deixar a Seleção, Tite assumiu o Flamengo, em outubro de 2023. No clube carioca, permaneceu por quase um ano e trabalhou com outros dois atletas que hoje estão no Cruzeiro: Fabrício Bruno e Gabigol.
O zagueiro era titular absoluto com Tite e conquistou o Campeonato Carioca de 2024 ao lado do treinador. Gabigol, por outro lado, perdeu espaço. Comandado por Tite, o atacante viveu sua temporada com menos jogos (38), sendo a maioria das partidas saindo do banco, e pior desempenho: apenas oito gols e uma assistência.
Após deixar o Flamengo e acertar com o Cruzeiro, Gabigol comentou publicamente que viveu um ano difícil, principalmente por não contar com a confiança do treinador.
Com o anúncio de Tite, o presidente Pedro Lourenço foi questionado sobre o futuro do camisa 9. O atacante, além de não ter boa relação com o novo comandante, foi o primeiro a deixar o vestiário após a eliminação na Copa do Brasil, no último domingo (14), fato que repercutiu mal internamente.
Somado a esses fatos, o atacante foi o único jogador que não desembarcou com a delegação em Belo Horizonte após a derrota nos pênaltis para o Corinthians, na Neo Química Arena.
“É um outro assunto. Vamos deixar para (resolver) depois”, disse Pedrinho ao ser questionado sobre a permanência de Gabigol.
Jogadores do Cruzeiro já treinados por Tite
- Cássio (2012/2013 e 2015/2016) – Corinthians e Seleção Brasileira
- Fagner (2015/2016) – Corinthians e Seleção Brasileira
- Fabrício Bruno (2023/2024) – Flamengo
- Gabigol (2023/2024) – Flamengo e Seleção Brasileira
- Walace (2018) – Seleção Brasileira
- Matheus Henrique (2019) – Seleção Brasileira

