Comandante do Cruzeiro, o técnico Leonardo Jardim fez um balanço sobre a campanha do time no Campeonato Brasileiro. Com objetivo de classificação direta à Copa Libertadores conquistado, mas sem possibilidade de seguir vivo na briga pelo título, o português abriu o jogo após o empate por 1 a 1 contra o Ceará no Castelão, nesse sábado (29).
+ Leia também: Sinisterra atinge sequência importante no Cruzeiro, joga bem e faz projeção
Na entrevista coletiva após o jogo, Jardim tratou de exaltar a trajetória do time na competição até aqui. Além disso, rivais diretos durante toda a disputa do Campeonato Brasileiro, o treinador do Cruzeiro também falou sobre Flamengo e Palmeiras, protagonistas do futebol nacional nos últimos anos.
“Com certeza que, lá no fundo, depois de conseguirmos no último jogo a classificação para a Libertadores, como matematicamente era possível, toda a gente acreditou (em título). Acreditou que era possível algo mais. Não foi possível. Também temos que defender a competência dos nossos adversários. Não é por acaso que a final da Libertadores este ano foi um Flamengo x Palmeiras, por isso temos que dar mérito àquilo que era a competência dos nossos adversários”
Leonardo Jardim, técnico do Cruzeiro
Ainda, Leonardo Jardim relembrou a projeção dada ao Cruzeiro no início do Campeonato Brasileiro. Depois de um começo de temporada conturbado, o time celeste conseguiu acertar o esquema tático, recuperou jogadores e foi uma das surpresas da competição. O comandante celeste também comentou sobre os pontos desperdiçados contra equipes da parte de baixo da tabela.
“As pessoas às vezes querem ‘ah, perdemos alguns pontos aqui’, mas ganhamos outros que não estavam nas contas. Um campeonato de pontos corridos é assim que funciona. Às vezes ganhamos pontos onde não pensávamos ganhar, houve outros que perdemos onde não pensávamos perder”, complementou.
Olho na permanência no ‘G3’
Leonardo Jardim também traçou o próximo objetivo do Cruzeiro na competição: se manter no ‘pódio’ do Campeonato Brasileiro. Com 69 pontos e na terceira colocação na tabela, o time celeste segue há um de diferença do Palmeiras, vice-líder, e distante do Mirassol, quarto colocado, com 63.
“Estamos a fazer a melhor temporada depois de 2014 em pontos corridos. E é importante agora, contra o Botafogo, fazer o ponto suficiente para ficarmos no pódio do futebol brasileiro. O pódio do futebol brasileiro, que é sempre muito difícil de chegar. Com a exceção do Flamengo e do Palmeiras, com cinco presenças nos últimos anos, há uma rotatividade muito grande das equipas no pódio do futebol brasileiro. E nós queremos este ano estar lá e que no futuro seja a nossa presença assídua neste pódio”, completou.
Como relembrou o treinador, nas últimas cinco temporadas (2020-2024), cinco equipes diferentes dividiram as três primeiras posições na tabela do Campeonato Brasileiro: Atlético-MG (2020, 2021 e 2023), Botafogo (2024), Fluminense (2022), Internacional (2020 e 2022) e Grêmio (2023).
Copa do Brasil
Na Copa do Brasil, o Cruzeiro ainda terá um dezembro decisivo por vir. Diante do Corinthians, a Raposa tentará disputar sua oitava final da sua história.
As equipes medirão forças nos dias 10 (quarta-feira) e 14 de dezembro, às 21h e 18h (de Brasília), respectivamente. O jogo de ida será no Mineirão, em Belo Horizonte, enquanto a decisão será na Neo Química Arena, em São Paulo.
Do outro lado da chave, o possível adversário de Cruzeiro e Corinthians sairá. Os clássicos cariocas entre Fluminense e Vasco serão nos dias 11 (quinta-feira), às 20h, e 14 (domingo), às 20h30 (de Brasília).
Próximos jogos do Cruzeiro
- 03/12 (quarta-feira) – Cruzeiro x Botafogo – 37ª rodada do Brasileiro
- 07/12 (domingo) – Santos x Cruzeiro – 38ª rodada do Brasileiro
- 10/12 (quarta-feira) – Cruzeiro x Corinthians – ida semifinal Copa do Brasil
- 14/12 (domingo) – Corinthians x Cruzeiro – volta semifinal Copa do Brasil

