Garantido na fase de grupos da Copa Libertadores e sem novas ambições no Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro já tem seu próximo objetivo traçado: a Copa do Brasil. Depois do empate por 1 a 1 diante do Ceará, na Arena Castelão, o time comandado pelo técnico Leonardo Jardim já consegue firmar prioridades na reta final de temporada.
+ Leia também: Sinisterra atinge sequência importante no Cruzeiro, joga bem e faz projeção
O resultado pela 36ª rodada tirou qualquer chance de o Cruzeiro superar o Flamengo na tabela de classificação. Com isso, o time celeste ainda terá dois jogos pela competição: Botafogo e Santos. Caso vença ambos os confrontos, a Raposa ainda pode sonhar, no máximo, com a vice-liderança do Brasileirão.
Por outro lado, pela Copa do Brasil, o Cruzeiro terá um cenário diferente. Classificado às semifinais do torneio, os comandados de Jardim terão o Corinthians pela frente. O primeiro embate será no Mineirão, em Belo Horizonte, enquanto o jogo terá resolução na Neo Química Arena, em São Paulo.
Campeonato Brasileiro
No ‘sprint’ final no Brasileirão, o time celeste terá ainda dois compromissos a cumprir. Pela 37ª rodada, na quinta-feira (4), a Raposa recebe o Botafogo, no Mineirão, em Belo Horizonte. Já no último jogo pelo torneio, o adversário será o Santos. Os comandados de Jardim e Vojvoda se enfrentam no domingo (7), na Vila Belmiro, em São Paulo.
O Cruzeiro ainda pode conseguir uma colocação importante na tabela. Caso vença ambas as partidas e o Palmeiras tropece em algum duelo, o time celeste pode assumir a vice-liderança e garantir um bônus na premiação a receber pela posição no campeonato.
Em grande campanha nesta temporada, a Raposa já garantiu o objetivo traçado ainda no início do ano: sua classificação à Copa Libertadores de 2026. O Cruzeiro volta a disputar a maior competição do continente sul-americano depois de sete anos.
Copa do Brasil
Enquanto isso, o Cruzeiro terá um dezembro decisivo por vir. Diante do Corinthians, a Raposa tentará disputar sua oitava final da história da Copa do Brasil.
As equipes medirão forças nos dias 10 (quarta-feira) e 14 de dezembro, às 21h e 18h (de Brasília), respectivamente. O jogo de ida será no Mineirão, em Belo Horizonte, enquanto a decisão será na Neo Química Arena, em São Paulo.
Do outro lado da chave, o possível adversário de Cruzeiro e Corinthians sairá. Os clássicos cariocas entre Fluminense e Vasco serão nos dias 11 (quinta-feira), às 20h, e 14 (domingo), às 20h30 (de Brasília).
Maior campeão da história do torneio, com seis conquistas (1993, 1996, 2000, 2003, 2017 e 2018), o Cruzeiro voltou a disputar uma semifinal depois de seis anos. A última vez aconteceu em 2019, ano do rebaixamento à Série B, quando o time celeste foi eliminado pelo Internacional.
Calendário do Cruzeiro na reta final
- 03/12 (quarta-feira) – Cruzeiro x Botafogo – 37ª rodada do Brasileiro
- 07/12 (domingo) – Santos x Cruzeiro – 38ª rodada do Brasileiro
- 10/12 (quarta-feira) – Cruzeiro x Corinthians – ida semifinal Copa do Brasil
- 14/12 (domingo) – Corinthians x Cruzeiro – volta semifinal Copa do Brasil

