O primeiro clássico mineiro no Novo Basquete Brasil (NBB) terminou com derrota do Cruzeiro. No Ginásio Dona Salomé, em Belo Horizonte, na manhã deste sábado (1º), o time comandado por Thiago Perez enfrentou o Minas, pela 5ª rodada, e perdeu por 84 a 76. O time celeste até reagiu no segundo quarto, mas não conseguiu manter a toada até o final.
Apesar do resultado ruim, o time celeste surpreendeu. Diante da grande fase vivida pelo adversário, que segue 100% na competição, o Cruzeiro conseguiu dificultar a vida de um dos líderes do campeonato e mostrou maior consistência comparado às rodadas anteriores do NBB.
O maior problema ficou para o aproveitamento ofensivo. Com dificuldade para superar a defesa do Minas, o Cruzeiro perdeu boas oportunidades de encostar no placar, principalmente no primeiro quarto, vencido pelo adversário por 23 a 14.
O melhor tempo do Cruzeiro aconteceu logo em seguida, na segunda parte do duelo. Diante da pouca criação de jogadas do time celeste, Thiago Perez promoveu a estreia de Gittens Jr. O armador norte-americano, contratado nesta semana, foi importante para o crescimento da equipe no jogo e comandou a recuperação da Raposa, que venceu por 23 a 15.
+ Leia também: Cruzeiro vira sobre Itabirito com brilho de Letícia e abre vantagem na semifinal do Mineiro Feminino
O maior problema ficou paras os últimos dois quartos. No terceiro, o Cruzeiro caiu de rendimento e novamente pecou nas oportunidades ofensivas que teve. Assim, o Minas venceu por 30 a 17. No último tempo, a Raposa conseguiu reagir, venceu por 22 a 16, encostou no placar, mas não foi suficiente para a virada.
Reforços para a temporada
Além do norte-americano Gittens Jr., outra novidade que esteve em campo diante do Minas foi Nique Coleman. O ala foi peça crucial da grande campanha do Cruzeiro no início do ano, na Liga Ouro, e retornou ao time celeste para a disputa do NBB.
O experiente jogador de 36 anos já é figurinha conhecida no Novo Basquete Brasil. Antes do Cruzeiro, Coleman atuou pelo Minas, Paulistano, Mogi das Cruzes, Pinheiros e São Paulo. Ainda pela Liga Ouro, o norte-americano vestiu a camisa do Fortaleza.
A situação de Gittens é diferente. O jovem de 23 anos está em sua temporada de estreia como jogador profissional. O armador teve certo destaque nos torneios de universidades nos Estados Unidos e encerrou sua passagem pelo Northern Michigan Wildcats antes de ser contratado pelo Cruzeiro.
Com as contratações firmadas até o final da temporada, a dupla norte-americana fará companhia para Isaac Thorton e Clay, ambos naturais dos Estados Unidos. Sendo assim, o Cruzeiro atingiu o número máximo (4) de estrangeiros permitido no NBB e não pode mais contratar jogadores de fora do país.
Próximos jogos
Agora, o Cruzeiro terá mais uma sequência desafiadora pelo Novo Basquete Brasil. No Ginásio Dona Salomé, os comandados de Thiago Perez terão um dupla do interior paulista: Bauru e Franca. Logo depois, fora de seus domínios, a Raposa viaja para o estado de São Paulo de olho no Rio Claro.
- Cruzeiro x Bauru – 6ª rodada do NBB – segunda-feira (3/11) – Ginásio Dona Salomé, em Belo Horizonte
- Cruzeiro x Franca – 7ª rodada do NBB – quinta-feira (6/11) – Ginásio Dona Salomé, em Belo Horizonte
- Rio Claro x Cruzeiro – 8ª rodada do NBB – quarta-feira (12/11) – Ginásio Municipal Felipe Karam, em Rio Claro-SP

