A relação entre vôlei e futebol segue ainda mais próxima no Cruzeiro. Na manhã deste domingo (12), o 16º título Estadual consecutivo do Sada foi acompanhado de perto por José Barros, auxiliar de Leonardo Jardim. Das arquibancadas do Mineirinho, em Belo Horizonte, o português assistiu, pela segunda vez, uma vitória da equipe comandada por Filipe Ferraz.
A presença pode parecer novidade para a maioria, porém não é uma surpresa para José Barros. Angolano naturalizado português, o auxiliar-técnico de Jardim revelou, em conversa com o Central da Toca, seu apreço pelo vôlei.
Esse foi o segundo jogo com presença dele. Na estreia do Sada Cruzeiro na competição, o profissional acompanhou, direto do Riachão, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, a vitória por 3 sets a 2 sobre o Monte Carmelo, de Montes Claros.
O auxiliar está na comissão técnica fixa de Leonardo Jardim desde a época do Monaco, em 2016. A partir daí, a dupla passou por Al-Hilal (2021/22), Al Ahli (2022/23), Al Rayyan (2023/24) e Al Ain (2024/25), antes de chegar ao Cruzeiro.
Entre 2003 e 2007, os dois estiveram juntos também no Camacha. Com a saída de Jardim do clube, em 2008, José Barros assumiu o posto de treinador da equipe portuguesa até meados de 2012. A troca também aconteceu na passagem pelo Al Ain. Quando o atual técnico do Cruzeiro se afastou para cuidar da esposa, o auxiliar foi o comandante temporariamente.
Título do Sada
Com mais um troféu, o Sada Cruzeiro subiu ao lugar mais alto do pódio no Estadual pela 16ª temporada consecutiva, sendo todas as finais contra o arquirrival. Desde 2010, mesmo com as inúmeras trocas de jogadores, o time celeste tem mantido a marcante hegemonia no vôlei mineiro.
Vale lembrar que, em meio aos 16 títulos seguidos do Campeonato Mineiro, o Sada Cruzeiro também trocou de treinador. No período, o argentino Marcelo Mendez deixou o clube para a “chegada” de Filipe Ferraz, que encerrou a carreira como ponteiro e passou a ser o comandante de muitos ex-companheiros.
No geral, foi o 17º título mineiro para a Raposa na história, já que, em 2008, o antigo Sada Betim derrotou o Minas na decisão. Os minastenistas ainda são os maiores campeões do Estadual, com 20 troféus.
Olho no clássico
Depois de prestigiar a conquista do Sada, o foco para José Barros e comissão é o clássico mineiro. O Cruzeiro enfrentará o Atlético-MG, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro, nesta quarta-feira (15), às 21h30 (de Brasília), na Arena, em Belo Horizonte.
O confronto terá mais um aspecto importante: voltar a brigar na parte de cima da tabela. Com os resultados das partidas atrasadas cumpridas durante a Data Fifa, o Cruzeiro se distanciou de Flamengo e Palmeiras. A equipe mineira é a 3ª colocada, com 52 pontos, atrás dos cariocas com 55, e dos paulistas, com 58.

