publicidade

Auxiliar de Jardim volta a prestigiar vôlei e assiste a título do Sada Cruzeiro no Mineirinho

José Barros acompanhou a vitória do Sada Cruzeiro sobre o Minas, por 3 sets a 0, neste domingo (12), no Mineirinho, em Belo Horizonte

publicidade

A relação entre vôlei e futebol segue ainda mais próxima no Cruzeiro. Na manhã deste domingo (12), o 16º título Estadual consecutivo do Sada foi acompanhado de perto por José Barros, auxiliar de Leonardo Jardim. Das arquibancadas do Mineirinho, em Belo Horizonte, o português assistiu, pela segunda vez, uma vitória da equipe comandada por Filipe Ferraz.

A presença pode parecer novidade para a maioria, porém não é uma surpresa para José Barros. Angolano naturalizado português, o auxiliar-técnico de Jardim revelou, em conversa com o Central da Toca, seu apreço pelo vôlei.

Esse foi o segundo jogo com presença dele. Na estreia do Sada Cruzeiro na competição, o profissional acompanhou, direto do Riachão, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, a vitória por 3 sets a 2 sobre o Monte Carmelo, de Montes Claros.

O auxiliar está na comissão técnica fixa de Leonardo Jardim desde a época do Monaco, em 2016. A partir daí, a dupla passou por Al-Hilal (2021/22), Al Ahli (2022/23), Al Rayyan (2023/24) e Al Ain (2024/25), antes de chegar ao Cruzeiro.

Entre 2003 e 2007, os dois estiveram juntos também no Camacha. Com a saída de Jardim do clube, em 2008, José Barros assumiu o posto de treinador da equipe portuguesa até meados de 2012. A troca também aconteceu na passagem pelo Al Ain. Quando o atual técnico do Cruzeiro se afastou para cuidar da esposa, o auxiliar foi o comandante temporariamente.

Título do Sada

Com mais um troféu, o Sada Cruzeiro subiu ao lugar mais alto do pódio no Estadual pela 16ª temporada consecutiva, sendo todas as finais contra o arquirrival. Desde 2010, mesmo com as inúmeras trocas de jogadores, o time celeste tem mantido a marcante hegemonia no vôlei mineiro.

Vale lembrar que, em meio aos 16 títulos seguidos do Campeonato Mineiro, o Sada Cruzeiro também trocou de treinador. No período, o argentino Marcelo Mendez deixou o clube para a “chegada” de Filipe Ferraz, que encerrou a carreira como ponteiro e passou a ser o comandante de muitos ex-companheiros.

No geral, foi o 17º título mineiro para a Raposa na história, já que, em 2008, o antigo Sada Betim derrotou o Minas na decisão. Os minastenistas ainda são os maiores campeões do Estadual, com 20 troféus.

Olho no clássico

Depois de prestigiar a conquista do Sada, o foco para José Barros e comissão é o clássico mineiro. O Cruzeiro enfrentará o Atlético-MG, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro, nesta quarta-feira (15), às 21h30 (de Brasília), na Arena, em Belo Horizonte.

O confronto terá mais um aspecto importante: voltar a brigar na parte de cima da tabela. Com os resultados das partidas atrasadas cumpridas durante a Data Fifa, o Cruzeiro se distanciou de Flamengo e Palmeiras. A equipe mineira é a 3ª colocada, com 52 pontos, atrás dos cariocas com 55, e dos paulistas, com 58.

Siga o Central nas redes
Leonardo Gimenez
Leonardo Garcia Gimenez é repórter do Central da Toca e jornalista formado pelo UniBH. Com foco em futebol e vôlei, fez a cobertura do Cruzeiro no esporte digital da Itatiaia entre 2022 e 2025. Antes, trabalhou na Record TV.
Samuel Chaves
Samuel Chaves é repórter do Central da Toca. Já integrou a equipe de esportes da Record TV e foi representante do Cruzeiro no programa Placar Eletrônico, da Rádio 98FM de Teófilo Otoni. Também atuou como setorista do clube celeste pelo Esporte News Mundo.
publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

publicidade

Leia mais

Cruzeiro tem um dos cinco piores aproveitamentos entre times da Série A em 2026

Com aproveitamento abaixo dos 50%, Cruzeiro amarga Z4 no Brasileirão e ainda não garantiu classificação no Estadual

Em qual canal vai passar Suzano x Sada Cruzeiro pela Superliga hoje (12)?

Confronto pela Superliga de Vôlei Masculino está marcado para as 21h30, na Arena Suzano, no interior de São Paulo; saiba onde assistir
00:00:44

Mirassol x Cruzeiro pelo Brasileirão: veja quem foi eleito o Craque Bulbe Energia

Time celeste voltou a jogar mal, mas buscou o empate em gol marcado por Kaio Jorge no final da partida

Tite comenta nova função de dupla no Cruzeiro: ‘Produz melhor’

Treinador destacou melhor rendimento da de jogadores na vitória sobre o América-MG, no Mineirão