publicidade

Referência na defesa? Cruzeiro acumula convocados do sub-15 ao profissional e no feminino

Clube tem representantes defensivos em diversas categorias da Seleção Brasileira, do masculino ao feminino

publicidade

O Cruzeiro tem se destacado nas convocações para a Seleção Brasileira, e um ponto curioso chama a atenção: do sub-15 ao profissional, incluindo o futebol feminino, o clube teve ao menos um atleta de defesa chamado recentemente.

+ Leia mais: ‘Paredão’ do Cruzeiro, Cássio se destaca em estatísticas do Brasileiro; veja números

No profissional masculino, o zagueiro Fabrício Bruno foi convocado pela segunda vez neste ano pelo técnico Carlo Ancelotti. O defensor está à disposição do treinador italiano nesta Data Fifa para a disputa de amistosos preparatórios para a Copa do Mundo.

Devido ao calendário apertado do futebol brasileiro e às partidas acontecerem na Ásia, Ancelotti poupou jogadores que atuam no Brasil. Fabrício Bruno foi o único jogador de linha do futebol brasileiro convocado, o que mostra o prestígio do defensor com o treinador, que chegou a elogiá-lo publicamente no anúncio da lista.

Categorias de base

Na categoria sub-20, o Cruzeiro teve quatro representantes na última edição da Copa do Mundo da categoria. Entre eles, o zagueiro Bruno Alves, titular absoluto da equipe. Apesar da eliminação precoce do Brasil na fase de grupos, o defensor celeste teve atuações sólidas e reforçou seu status como promessa.

No sub-17, o nome que tem sido chamado é o zagueiro Vitor Hugo, primo do também zagueiro Éder Militão, do Real Madrid. Considerado um dos destaques das categorias de base, ele é visto como uma das joias defensivas da nova geração.

Outro nome importante da categoria é o lateral-esquerdo Kauã Prates, que já foi convocado pela Seleção Brasileira. Na última lista, porém, após solicitação do Cruzeiro, a CBF retirou o nome do jogador, priorizando seu uso em compromissos do clube.

No sub-15, quem vem sendo chamado com frequência é o lateral-direito Henrique Lemos, filho de Fagner. O jovem, que atua na mesma posição do pai, é polivalente e também pode jogar no meio-campo.

Henrique Lemos pela Seleção Brasileira Sub-15
Henrique Lemos pela Seleção Brasileira Sub-15 (Foto: Dom Macedo/CBF)

Na última competição com a Seleção, Henrique foi campeão da Liga Evolución, vestindo a camisa 2.

Cabulosas

No futebol feminino, a boa fase também se reflete em convocações. Nesta quinta-feira (9), o técnico Arthur Elias chamou duas zagueiras do Cruzeiro: Isa Haas e Vitória Calhau. Ambas já haviam recebido oportunidades na Seleção anteriormente.

Haas, inclusive, foi campeã da Copa América com o Brasil neste ano, consolidando seu nome entre as principais defensoras do país.

Isa Haas está representando o Cruzeiro na Seleção
Isa Haas representando o Cruzeiro na Seleção (Foto: Lívia Villas Boas/CBF)

Siga o Central nas redes
Thaynara Amaral
Thaynara Amaral é repórter do Central da Toca. Jornalista formada pela UFMG, cobriu o Cruzeiro pelo ge.globo e também atuou no Superesportes, do jornal Estado de Minas. Desde 2023, passou a explorar novas áreas da comunicação. Natural de Araxá, saiu do interior movida pelo amor ao Cruzeiro — e foi por ele que escolheu o jornalismo.
publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

publicidade

Leia mais

Cruzeiro tem um dos cinco piores aproveitamentos entre times da Série A em 2026

Com aproveitamento abaixo dos 50%, Cruzeiro amarga Z4 no Brasileirão e ainda não garantiu classificação no Estadual
00:00:44

Mirassol x Cruzeiro pelo Brasileirão: veja quem foi eleito o Craque Bulbe Energia

Time celeste voltou a jogar mal, mas buscou o empate em gol marcado por Kaio Jorge no final da partida

Tite comenta nova função de dupla no Cruzeiro: ‘Produz melhor’

Treinador destacou melhor rendimento da de jogadores na vitória sobre o América-MG, no Mineirão

Destaque do Cruzeiro na Copinha é convocado para a Seleção Brasileira Sub-17

Aos 16 anos, joia celeste disputará amistosos com a Seleção antes da preparação final para o Sul-Americano da categoria