Ídolo e capitão do Cruzeiro, Lucas Silva recebeu o título de cidadão honorário de Belo Horizonte na noite desta quarta-feira (17), em solenidade realizada na Câmara Municipal.
Emocionado com a homenagem, Lucas Silva relembrou sua chegada à capital mineira ainda adolescente e agradeceu ao clube, aos familiares e à torcida pelo reconhecimento.
“Diante de tantas homenagens, tantas palavras de carinho, vai me faltar palavras para agradecer a todos. Primeiro, queria dizer como foi minha chegada a Belo Horizonte. E, depois, como que foi um pouco minha trajetória . Cheguei em BH com 13 anos, com uma mochila e um sonho. Graças a Deus, ele me abençoou com muita honra e proteção. Fico muito feliz por essa honraria, agradeço ao vereador Pablo e a todos presentes”, disse.
A iniciativa partiu do vereador Pablo Almeida, que propôs a homenagem ao jogador formado na base celeste e que tem mais de 300 jogos com a camisa do Cruzeiro.
Ainda na solenidade, Lucas Silva também ressaltou o papel do Cruzeiro em sua vida e disse se sentir cada vez mais identificado com a cidade.
“Agradeço ao Cruzeiro Esporte Clube, clube que mudou a minha vida, me tornei cruzeirense. Cheguei criança e me desenvolvi como pessoa e atleta. Me tornar cidadão de Belo Horizonte é motivo de muita honra e orgulho. Agora posso dizer que sou do 031 (risos). Agradeço também a minha família por estar comigo em todos os momentos”
Lucas Silva, volante do Cruzeiro
Carreira de Lucas Silva
Lucas Silva estreou pelo time principal há mais de 13 anos. Em 18 de julho de 2012, o cria da Toca foi acionado pelo técnico Celso Roth na segunda etapa, na vitória por 2 a 0 contra a Portuguesa, no Canindé, em São Paulo, pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro. Na ocasião, Lucas entrou na vaga do experiente Tinga no meio-campo.
Após ter se destacado nas campanhas dos títulos brasileiros em 2013 e 2014, Lucas Silva foi vendido ao Real Madrid. Antes de retornar ao Cruzeiro para a segunda passagem, em 2017, por empréstimo junto ao clube espanhol, o volante também atuou pelo Olympique de Marselha, da França.
No retorno à Toca da Raposa II, em Belo Horizonte, assim como em 2025, Lucas Silva formou dupla com o argentino Lucas Romero. Juntos, eles foram bicampeões da Copa do Brasil em 2017 e em 2018. Dois anos depois, em 2020, o camisa 16 foi comprado pelo Grêmio, onde atuou até o meio de 2023.
De volta ao Cruzeiro para a terceira passagem, Lucas Silva assumiu papel fundamental na luta contra o rebaixamento em 2023. Além da permanência, o meio-campista voltou a ter destaque sob o comando de Fernando Seabra e, atualmente, é titular absoluto com o português Leonardo Jardim.
Ao todo, são 302 partidas pelo Cruzeiro, com oito gols e 13 assistências.

