publicidade

Na Copa do Brasil, Cruzeiro de Jardim encara mais um técnico estrangeiro e tenta manter escrita

Raposa abriu vantagem sobre Atlético-MG de Cuca, no jogo de ida, e agora enfrenta Sampaoli no clássico da volta pelo torneio mata-mata

publicidade

Além da vantagem de 2 a 0 no placar, o Cruzeiro entra no clássico pelas quartas de final da Copa do Brasil com um trunfo a mais: o retrospecto de Leonardo Jardim contra treinadores estrangeiros no futebol brasileiro. O português ainda não perdeu nesse tipo de confronto.

No jogo de ida, vencido pelo Cruzeiro por 2 a 0 na Arena, o Atlético-MG ainda era comandado por Cuca. O treinador, no entanto, foi demitido dois dias após a derrota. Para a volta, na próxima quinta-feira (11), às 19h30, no Mineirão, o rival estará sob o comando do argentino Jorge Sampaoli, que fará sua reestreia pelo clube.

O duelo marcará o sétimo confronto de Jardim contra técnicos estrangeiros no Brasil desde que assumiu o Cruzeiro. Até aqui, foram seis jogos pelo Campeonato Brasileiro, com cinco vitórias e um empate, o que representa 90,5% de aproveitamento.

As vitórias foram sobre Sport (António Oliveira), Palmeiras (Abel Ferreira), Fortaleza (Juan Pablo Vojvoda), Botafogo (Davide Ancelotti) e São Paulo (Hernán Crespo). O único empate foi diante do Tricolor paulista, quando estava sob comando de Luis Zubeldía.

Um dado curioso: metade desses técnicos já não está mais em seus cargos. Seguem em atividade nos clubes apenas Abel Ferreira, além dos ‘recém-contratados’ Davide Ancelotti e Hernán Crespo.

Cruzeiro de Jardim x técnicos estrangeiros no Brasil

  • São Paulo 0 x 0 Cruzeiro – 3ª rodada (Luis Zubeldía – argentino)
  • Sport 0 x 4 Cruzeiro – 8ª rodada (António Oliveira – português)
  • Fortaleza 0 x 2 Cruzeiro – 10ª rodada (Juan Pablo Vojvoda – argentino)
  • Cruzeiro 2 x 1 Palmeiras – 11ª rodada (Abel Ferreira – português)
  • Botafogo 0 x 2 Cruzeiro – 18ª rodada (Davide Ancelotti – italiano) 
  • Cruzeiro 1 x 0 São Paulo –22ª rodada (Hernán Crespo – argentino)

Cruzeiro em vantagem 

No jogo de ida das quartas, o Cruzeiro venceu o Atlético-MG por 2 a 0, fora de casa, e chega em vantagem para a partida de volta, marcada para quinta-feira (11), no Mineirão. A equipe celeste pode perder por até um gol de diferença que ainda assim garante a classificação para a semifinal.

Na próxima fase, caso avance, o time celeste pode enfrentar Corinthians ou Athletico-PR. O clube paulista venceu o primeiro jogo por 1 a 0 e tem a vantagem no confronto.

Siga o Central nas redes
Thaynara Amaral
Thaynara Amaral é repórter do Central da Toca. Jornalista formada pela UFMG, cobriu o Cruzeiro pelo ge.globo e também atuou no Superesportes, do jornal Estado de Minas. Desde 2023, passou a explorar novas áreas da comunicação. Natural de Araxá, saiu do interior movida pelo amor ao Cruzeiro — e foi por ele que escolheu o jornalismo.
publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

publicidade

Leia mais

Cruzeiro tem um dos cinco piores aproveitamentos entre times da Série A em 2026

Com aproveitamento abaixo dos 50%, Cruzeiro amarga Z4 no Brasileirão e ainda não garantiu classificação no Estadual
00:00:44

Mirassol x Cruzeiro pelo Brasileirão: veja quem foi eleito o Craque Bulbe Energia

Time celeste voltou a jogar mal, mas buscou o empate em gol marcado por Kaio Jorge no final da partida

Tite comenta nova função de dupla no Cruzeiro: ‘Produz melhor’

Treinador destacou melhor rendimento da de jogadores na vitória sobre o América-MG, no Mineirão

Torcedores do Cruzeiro relatam confusão, tiros de borracha e spray de pimenta após clássico na Arena

Cerca de 2.500 torcedores compareceram ao estádio no setor visitante para acompanhar o primeiro clássico da temporada pelo Campeonato Mineiro