Vai ser diante de um Mineirão, provavelmente lotado, que Matheus Pereira vai completar o jogo de número 100 vestindo a camisa do Cruzeiro. A partida contra o Grêmio, neste domingo (13), às 20h30, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro, marcará o maior número de jogos do meio-campista em um único clube na carreira.
Até aqui, Matheus Pereira soma 99 partidas pelo Cruzeiro (contando amistosos), com 16 gols marcados e 19 assistências. O clube que ele mais havia defendido até então era o West Bromwich, da Inglaterra, onde atuou em 77 partidas, balançou as redes 20 vezes e distribuiu 23 assistências.
História no clube
No Cruzeiro desde 2023, Matheus Pereira chegou como uma das grandes contratações da ‘Era Ronaldo’. À época, veio emprestado pelo Al Hilal, da Arábia Saudita, e escolheu vestir a camisa 96, em referência ao ano do seu nascimento. A 10, naquele momento, pertencia a Nikão.
Em 2024, o meia assumiu ainda mais protagonismo e, consequentemente, herdou a camisa 10. Como um dos líderes do elenco, foi peça importante na campanha do vice-campeonato da Copa Sul-Americana, além de ter seu vínculo definitivo firmado naquele ano, por cerca de R$ 30 milhões. A negociação foi concluída já sob a gestão de Pedro Lourenço, atual presidente da Sociedade Anônima do Futebol (SAF), e que comprou o clube em abril do ano passado.
Nova fase com Leonardo Jardim
Neste ano, após oscilar no início da temporada e quase deixar o clube — quando chegou a encaminhar um acerto com o Zenit, da Rússia, mas optou por permanecer —, Matheus vive uma nova fase sob o comando de Leonardo Jardim, técnico com quem trabalhou no Al Hilal.
Ainda mais adaptado a Belo Horizonte e com confiança renovada, o camisa 10 voltou a ser peça fundamental do esquema celeste. O Cruzeiro, inclusive, já planeja iniciar conversas para estender o vínculo do jogador, que vai até meados de 2026. A ideia é evitar que Matheus possa assinar um pré-contrato com outra equipe no fim de 2025 e, assim, ampliar ainda mais sua história com a camisa estrelada.
Matheus Pereira no Cruzeiro (contando amistosos)
- 2023 – 15 jogos (um gol e uma assistência)
- 2024 – 59 jogos (11 gols e 15 assistências)
- 2025 – 25 jogos (quatro gols e três assistências)

