Há exatos 22 anos, em 11 de junho de 2003, o Cruzeiro escrevia mais um capítulo inesquecível de sua história ao vencer a Copa do Brasil. A vitória por 3 a 1 sobre o Flamengo, no Mineirão, garantiu um dos troféus que formaram a Tríplice Coroa celeste, marca histórica da temporada, que também teve os títulos do Campeonato Mineiro e do Campeonato Brasileiro.
+ Leia também: Samuca TV receberá Luisão, ídolo do Cruzeiro, nesta quarta-feira (11)
Na noite mágica diante de quase 80 mil torcedores no Mineirão, a equipe comandada por Vanderlei Luxemburgo venceu o jogo com gols de Deivid, Aristizábal e Luisão. No jogo de ida, no Maracanã, as equipes haviam empatado por 1 a 1.
O título coroou um time que encantou o Brasil com futebol ofensivo e talento individuais, que se tornaram ídolos na história do Cruzeiro.
A campanha de 2003 teve oito vitórias, três empates e nenhuma derrota. O Cruzeiro eliminou Rio Branco-ES, Coríntians-RN, Vila Nova-GO, Vasco, Goiás e, na final, o Flamengo. Foram 29 gols marcados e 12 sofridos.
O legado
A conquista de 2003 é lembrada como um dos momentos mais marcantes da história do Cruzeiro. Aquele elenco entrou para a galeria dos maiores times já formados pelo clube e ajudou a consolidar a imagem celeste como potência nacional no século XXI.
Vinte e dois anos depois, a torcida segue celebrando aquela noite histórica no Mineirão e a campanha, que marcou uma das temporadas mais vitoriosas da história celeste.
O maior campeão da Copa do Brasil
Com a conquista de 2003, o Cruzeiro alcançou o tetracampeonato da Copa do Brasil. A Raposa, que já havia levantado o troféu em 1993, 1996 e 2000, ainda conquistaria mais dois títulos em 2017 e 2018, chegando ao recorde absoluto de seis taças e se consolidando como o maior campeão da história da competição.

