Depois da boa vitória no 1º jogo da final contra o Basket Osasco, o Cruzeiro Basquete recebe o time paulista novamente nesta terça-feira (27), às 19h (de Brasília), no Ginásio Poliesportivo de Itatiaiuçu, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O confronto será o segundo da série de cinco partidas, que vale o acesso para o Novo Basquete Brasil (NBB).
No primeiro duelo entre as duas equipes, também em Itatiaiuçu, no último domingo (25), a Raposa venceu com tranquilidade, por 81 a 64, com destaque para as atuações de Cassiano, cestinha com 18 pontos, Lucas Lima e Nique Coleman, que mudaram os rumos da partida no 3º quarto e ampliaram a vantagem no placar.
+ Leia também: Da pressão à invencibilidade com futebol animador: Jardim completa 20 jogos no Cruzeiro
Com o resultado no primeiro jogo da série, o Cruzeiro segue invicto em seus domínios na Liga Ouro. O time celeste terminou a fase preliminar na liderança e tem a vantagem de jogar os primeiros dois jogos e o último (5º), se necessário, em casa.
Temporada dos sonhos
Dois anos após a retomada do projeto do basquete, o Cruzeiro pode subir para a NBB em caso de título da Liga Ouro 2025. Comandado pelo técnico Thiago Perez desde 2023, o time conquistou dois títulos nesse período: a Confederação Brasileira de Basquete (CBB) e a Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB).
Nesta temporada, a primeira da Raposa na Liga Ouro, o time fez uma grande campanha na fase de grupos e terminou na liderança. Em dez jogos, o Cruzeiro venceu oito e perdeu apenas dois, campanha idêntica ao Osasco, mas à frente pelas duas vitórias nos confrontos diretos. Esse, inclusive, é o principal critério de desempate.
Na semifinal, na série melhor de três jogos, o time celeste passou por cima do Liga Sorocabana, por 2 a 1, e garantiu a vaga na finalíssima da Liga Ouro.
Caso a Raposa supere o Osasco na série de cinco jogos, neste momento em 1 a 0 para o time mineiro, o Cruzeiro disputará o NBB pela primeira vez em sua história.
Onde assistir
A partida entre Cruzeiro e Osasco, pelo 2º jogo da final da Liga Ouro 2025, terá transmissão ao vivo da Disney + e do NBB Basquete Pass.

