A Seleção Brasileira Sub-17 decide neste sábado (12), às 21h, o título do Sul-Americano da categoria diante da Colômbia. A partida será disputada no Estádio Olímpico Jaime Morón León, em Cartagena. O Cruzeiro está representado por três jogadores: o zagueiro Vitor Hugo, o lateral-esquerdo Kauã Prates e o meia Felipe Morais. Caso a Amarelinha conquiste o título, a lista de crias celestes campeões do torneio neste século pode subir para 14 nomes.
Desde 2001, ano do primeiro título brasileiro no século 21, o Cruzeiro revelou 11 jogadores que participaram de campanhas vitoriosas com a Seleção no Sul-Americano Sub-17. Apenas naquela edição, a Raposa não teve representantes.
Campeões revelados pelo Cruzeiro no Sul-Americano Sub-17
- 2005 – Bruno Simões (zagueiro), Thiago Heleno (zagueiro), Kerlon (atacante)
- 2007 – Bernardo (meia)
- 2009 – Dudu (atacante)
- 2011 – Charles (goleiro), Léo Bonatini (atacante), Pedro Paulo (atacante)
- 2015 – Ronaldo (zagueiro)
- 2017 – Gabriel Brazão (goleiro)
- 2023 – Rhuan Gabriel (meia)
Destaques e trajetórias
Dos 11 nomes revelados pelo Cruzeiro, cinco chegaram a atuar no time principal: Thiago Heleno, Kerlon, Bernardo, Dudu e Gabriel Brazão. Entre eles, vale destacar Kerlon, conhecido pelo famoso “drible da foca”, e Dudu, que construiu uma carreira de sucesso no futebol brasileiro e hoje veste a camisa 7 da Raposa.
Outro nome importante é do zagueiro Thiago Heleno, que foi vice-campeão da Libertadores com o Cruzeiro, em 2009, e conseguiu uma trajetória sólida. Atualmente, ele defende o Athletico-PR.
Gabriel Brazão, goleiro campeão em 2017, também voltou aos holofotes brasileiros recentemente ao assumir a meta do Santos na Série B.
Um caso curioso é o de Léo Bonatini. Revelado em 2012, ele chegou a ser emprestado à Juventus e teve destaque pelo Wolverhampton, na Inglaterra, mas não se firmou no profissional da Raposa. Hoje, o atacante atua no futebol mexicano.
Olho neles
O meio-campista Rhuan Gabriel, campeão em 2023, segue no elenco sub-20 do Cruzeiro e é um dos destaques da categoria.
Já o lateral-esquerdo Kauã Prates, de apenas 16 anos, deverá passar a treinar com o elenco principal de forma definitiva após o Sul-Americano. A informação foi apurada pela Central da Toca em parceria com a Samuca TV.
Durante o torneio, Kauã foi utilizado em quatro dos cinco jogos da Seleção, atuando como zagueiro pela esquerda e demonstrando muita segurança e consistência defensiva.
Com a saída de Marlon, titular na derrota por 2 a 1 para o Mushuc Runa, na última quarta-feira (10), pela Sul-Americana, o técnico Leonardo Jardim tem à disposição apenas Kaiki e Villalba para a posição. Kauã pode pintar como opção no curto prazo.

