O Cruzeiro ainda está à procura de um técnico para substituir Fernando Diniz no cargo. Enquanto não há definição do novo nome, um profissional que está no clube há cinco meses será o responsável por comandar o time contra o Itabirito, nesta quinta-feira (30), às 19h, no Independência, em Belo Horizonte, pela 4ª rodada do Campeonato Mineiro. Veja abaixo quem é Wesley Carvalho.
O profissional de 50 anos terá a responsabilidade de dirigir o Cruzeiro pela primeira vez. Ele foi contratado pelo clube mineiro no início de agosto do ano passado para assumir a vaga de auxiliar interino permanente.
+ Leia também: Treinador que substituirá Diniz nesta quinta (30) fala de mudanças no Cruzeiro
Inicialmente, Wesley integrou a comissão técnica de Fernando Seabra. Depois, com a demissão do jovem treinador, passou a auxiliar Diniz no dia a dia na Toca da Raposa II, em Belo Horizonte.
Wesley estava desempregado quando foi contratado pelo Cruzeiro. Ele estava livre no mercado desde março de 2024, quando deixou o Athletico-PR.
No Furacão, ainda em 2023, Wesley trabalhou como treinador do time profissional após a saída de Paulo Turra. Foram 33 partidas, 11 vitórias, 13 empates e nove derrotas (46,5% de aproveitamento).
A campanha foi suficiente para deixar o clube paranaense na oitava posição do Campeonato Brasileiro, com 56 pontos.
Antes de ser ‘promovido’ ao profissional, Wesley trabalhou nas categorias de base do Palmeiras, Athletico-PR e Vitória.
Wesley Carvalho é velho conhecido de Mattos
E foi exatamente nas passagens por Palmeiras e Athletic-PR que Carvalho fez amizade com Alexandre Mattos, atual CEO do Cruzeiro. O dirigente desenvolveu um laço de confiança no trabalho de Wesley por essas equipes e o convidou para trabalhar na Raposa.
Wesley e Mattos foram parceiros durante dois anos no Palmeiras (2015 a 2017), enquanto a dupla reeditou a sincronia no Athletico-PR por mais duas temporadas (2022 a 2024).
Demissão de Diniz
Diniz foi o primeiro treinador contratado pelo Cruzeiro na gestão de Pedrinho, que começou no fim de abril de 2024.
Ele foi anunciado em setembro do mesmo ano para substituir Fernando Seabra. No entanto, após um início de temporada ruim em 2025, acabou demitido. Durante sua passagem, esteve à frente do time celeste em 18 partidas oficiais – quatro vitórias, sete empates e sete derrotas.
Cruzeiro procura por novo técnico
Apesar de ainda nem ter estreado como técnico do Cruzeiro, os dias de Wesley Carvalho no cargo estão contados. Isso porque a diretoria celeste já tem em mente um nome para substituir Diniz.
Após avaliar o mercado e participar de inúmeras conversas, o Cruzeiro definiu Leonardo Jardim como o alvo único para o cargo de técnico após anunciar a demissão de Diniz.
Conforme apurou Central da Toca e Samuca TV, os primeiros contatos com o treinador foram realizados ainda no início da semana. A expectativa, agora, é para que o acerto aconteça nos próximos dias.
Apesar do otimismo, também há cautela na diretoria celeste. Isso porque Jardim tem contrato vigente com o Al Ain, dos Emirados Árabes, até o meio deste ano, e negociações envolvendo clubes árabes costumam ser complexas. O estafe do treinador trabalha com a possibilidade de liberação imediata.
Nesta quinta-feira (30), Jardim comandará normalmente o Al Ain no duelo contra o Khor Fakkan, pela UAE Pro League.

