O Cruzeiro acertou nessa terça-feira (14/1) a saída do jovem Matheus Xavier. Comunicado de que não seria aproveitado no time principal após ‘estourar’ a idade para continuar na categoria sub-20, o volante de 21 anos acertou com o Ferroviário-CE.
Xavier já viajou para Fortaleza para fazer exames médicos no novo clube e assinar contrato até dezembro de 2026. No negócio, o Cruzeiro ainda manterá 50% dos direitos econômicos do jogador para uma eventual venda futura.
Nesta temporada, o jovem disputará pelo Ferroviário o Campeonato Cearense, a Copa do Nordeste e a Série D do Campeonato Brasileiro.
A informação foi antecipada pelo GE e confirmada pelo Central da Toca.
Meia Xavier está indo em definitivo pro Ferroviário (CE). Cruzeiro mantém 50% dos direitos econômicos. Contrato com o Ferroviário será de 2 anos.
— sᴀᴍᴜᴇʟ ᴠᴇɴᴀ̂ɴᴄɪo ™ (@samuelvenancio) January 14, 2025
Cruzeiro ainda tem que definir o futuro de 4 atletas: Palacios, Arthur Viana, Italo e Dorival #SamucaTV pic.twitter.com/FtEfmphinu
Matheus Xavier pelo Cruzeiro
Xavier chegou ao Cruzeiro para integrar as categorias de base da Raposa em 2019. A primeira conquista do meio-campista foi o Campeonato Mineiro Sub-20 de 2022. No ano seguinte, também foi campeão do torneio, além da Copa do Brasil Sub-20.
As boas atuações no primeiro ano de base renderam uma ‘promoção’ à equipe principal em 2022. Na ocasião, o técnico Paulo Pezzolano utilizou o volante em três partidas na reta final da Série B do Brasileirão.
No entanto, depois disso, não foi mais utilizado no profissional.
Ao todo, Xavier disputou 120 partidas na base, marcou três gols e deu uma assistência.

