Representantes do Cruzeiro e da Minas Arena se reuniram, na tarde desta segunda-feira (22), para discutir o contrato de renovação para utilização do Mineirão a partir de 2026. Segundo apurou Central da Toca e Samuca TV, a concessionária apresentou mais de uma saída ao clube celeste para ampliação do vínculo.
A partir de agora, o Cruzeiro utilizará os próximos dias para analisar a proposta. A decisão será de Pedro Lourenço, presidente da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) celeste. Vale lembrar que o contrato do Cruzeiro com o Mineirão se encerra no fim deste ano.
Conforme apurou a reportagem, o Cruzeiro e a Minas Arena trabalham com possibilidades de renovação do contrato por cinco ou dez anos. Não há mais detalhes sobre a oferta apresentada ao clube celeste. Por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP), a concessionária está na administração do estádio desde 2010 e tem contrato vigente até 2037.
Na manhã desta segunda (22), em entrevista exclusiva à Samuca TV, Pedrinho indicou que o Cruzeiro e o Mineirão devem chegar a um acordo. O mandatário celeste, inclusive, disse ter certeza que “alguns ajustes” seriam solucionados e que as negociações não terão nenhum tipo de problema.
“Hoje, temos uma reunião com o Marcone (Barbosa, diretor de marketing e comercial do Cruzeiro), mas não vejo problema nenhum. O Mineirão, não vejo problema nenhum. Nós vamos renovar, tenho certeza. Só estamos em alguns ajustes, sem nenhum problema”, afirmou o dirigente.
A reportagem procurou a Minas Arena para um posicionamento sobre a reunião. Caso a concessionária opte por se manifestar oficialmente, a matéria será atualizada.
Pedido de datas para 2026
No mês passado, durante reunião do Comitê de Esporte, Cultura e Lazer, na Cidade Administrativa, o Cruzeiro solicitou que fosse registrado em ata o desejo de utilizar 36 das 60 datas que pertencem ao Governo de Minas Gerais no contrato de concessão do estádio. A estratégia foi uma alternativa para um possível impasse na renovação.
Com a ação, a intenção da diretoria é garantir o direito de seguir mandando seus jogos no Mineirão em 2026, mesmo que não haja renovação com a Minas Arena. As conversas entre o Cruzeiro e a concessionária têm sido mantidas ao longo de todo o ano de 2025.
Caso o governo decida ceder as datas ao Cruzeiro, será necessário firmar um acordo entre o clube e o Estado. Embora o contrato da PPP com a Minas Arena não detalhe exigência de contrapartidas financeiras nesse tipo de cessão, é possível que valores sejam negociados para compensar eventuais custos – ponto que, caso avance, deverá ser discutido em outras instâncias, como em uma possível audiência pública.

Números históricos no Mineirão em 2025
Em 2025, em forte sintonia com o elenco, a torcida do Cruzeiro quebrou o recorde de público do novo Mineirão e, de quebra, registrou a maior média de sua história desde a reforma do estádio.
Ao todo, mais de 1 milhão de cruzeirenses marcaram presença em 29 partidas, com média histórica de 41.652 pessoas a cada jogo.
Fortalecido dentro do Mineirão, o Cruzeiro encerrou a Série A na terceira posição e garantiu vaga na fase de grupos da Copa Libertadores, além de ter sido semifinalista da Copa do Brasil.

