publicidade

Cruzeiro se reúne com administração do Mineirão, que apresenta proposta para renovar contrato

Contrato entre Cruzeiro e Minas Arena se encerra no fim deste ano; saiba detalhes da oferta

publicidade

Representantes do Cruzeiro e da Minas Arena se reuniram, na tarde desta segunda-feira (22), para discutir o contrato de renovação para utilização do Mineirão a partir de 2026. Segundo apurou Central da Toca e Samuca TV, a concessionária apresentou mais de uma saída ao clube celeste para ampliação do vínculo.

A partir de agora, o Cruzeiro utilizará os próximos dias para analisar a proposta. A decisão será de Pedro Lourenço, presidente da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) celeste. Vale lembrar que o contrato do Cruzeiro com o Mineirão se encerra no fim deste ano.

Conforme apurou a reportagem, o Cruzeiro e a Minas Arena trabalham com possibilidades de renovação do contrato por cinco ou dez anos. Não há mais detalhes sobre a oferta apresentada ao clube celeste. Por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP), a concessionária está na administração do estádio desde 2010 e tem contrato vigente até 2037.

Na manhã desta segunda (22), em entrevista exclusiva à Samuca TV, Pedrinho indicou que o Cruzeiro e o Mineirão devem chegar a um acordo. O mandatário celeste, inclusive, disse ter certeza que “alguns ajustes” seriam solucionados e que as negociações não terão nenhum tipo de problema.

“Hoje, temos uma reunião com o Marcone (Barbosa, diretor de marketing e comercial do Cruzeiro), mas não vejo problema nenhum. O Mineirão, não vejo problema nenhum. Nós vamos renovar, tenho certeza. Só estamos em alguns ajustes, sem nenhum problema”, afirmou o dirigente.

A reportagem procurou a Minas Arena para um posicionamento sobre a reunião. Caso a concessionária opte por se manifestar oficialmente, a matéria será atualizada.

Pedido de datas para 2026

No mês passado, durante reunião do Comitê de Esporte, Cultura e Lazer, na Cidade Administrativa, o Cruzeiro solicitou que fosse registrado em ata o desejo de utilizar 36 das 60 datas que pertencem ao Governo de Minas Gerais no contrato de concessão do estádio. A estratégia foi uma alternativa para um possível impasse na renovação.

Com a ação, a intenção da diretoria é garantir o direito de seguir mandando seus jogos no Mineirão em 2026, mesmo que não haja renovação com a Minas Arena. As conversas entre o Cruzeiro e a concessionária têm sido mantidas ao longo de todo o ano de 2025.

Caso o governo decida ceder as datas ao Cruzeiro, será necessário firmar um acordo entre o clube e o Estado. Embora o contrato da PPP com a Minas Arena não detalhe exigência de contrapartidas financeiras nesse tipo de cessão, é possível que valores sejam negociados para compensar eventuais custos – ponto que, caso avance, deverá ser discutido em outras instâncias, como em uma possível audiência pública.

Cruzeiro teve ótimos números em 2025 no Mineirão
Cruzeiro teve ótimos números em 2025 no Mineirão (Foto: Gustavo Martins/Cruzeiro)

Números históricos no Mineirão em 2025

Em 2025, em forte sintonia com o elenco, a torcida do Cruzeiro quebrou o recorde de público do novo Mineirão e, de quebra, registrou a maior média de sua história desde a reforma do estádio.

Ao todo, mais de 1 milhão de cruzeirenses marcaram presença em 29 partidas, com média histórica de 41.652 pessoas a cada jogo.

Fortalecido dentro do Mineirão, o Cruzeiro encerrou a Série A na terceira posição e garantiu vaga na fase de grupos da Copa Libertadores, além de ter sido semifinalista da Copa do Brasil.

Siga o Central nas redes
Samuel Venâncio
Samuel Venâncio é publisher do Central da Toca e jornalista com mais de 1,2 milhão de seguidores nas redes sociais. Foi setorista do Cruzeiro na Itatiaia e, desde 2022, produz conteúdo exclusivamente para a Samuca TV.
Leonardo Gimenez
Leonardo Garcia Gimenez é repórter do Central da Toca e jornalista formado pelo UniBH. Com foco em futebol e vôlei, fez a cobertura do Cruzeiro no esporte digital da Itatiaia entre 2022 e 2025. Antes, trabalhou na Record TV.
Tiago Mattar
Tiago Mattar é jornalista, especialista em jornalismo digital, e editor do Central da Toca. Realizou a cobertura do Cruzeiro no Superesportes e no Estado de Minas por quase 10 anos e chefiou a reportagem do esporte digital da Itatiaia entre 2023 e 2025.
Thaynara Amaral
Thaynara Amaral é repórter do Central da Toca. Jornalista formada pela UFMG, cobriu o Cruzeiro pelo ge.globo e também atuou no Superesportes, do jornal Estado de Minas. Desde 2023, passou a explorar novas áreas da comunicação. Natural de Araxá, saiu do interior movida pelo amor ao Cruzeiro — e foi por ele que escolheu o jornalismo.
publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

publicidade

Leia mais

Profissionais utilizam rodos no gramado do Mineirão para tirar água antes de jogo do Cruzeiro

Excesso de água, principalmente nas áreas dos gols, mobilizou funcionários do estádio antes da partida

Dupla do Cruzeiro recebe premiação e reage a momentos de 2025 no Mineirão

Com gols e assistências, atacante e lateral foram homenageados no Gigante da Pampulha

Reforço do Cruzeiro, Gerson marca presença no Mineirão em estreia do time no Estadual

Anunciado neste sábado (10), meia assistirá ao jogo entre Cruzeiro e Pouso Alegre, em BH, pela 1ª rodada do Campeonato Mineiro

Cruzeiro tem estreia na temporada confirmada para o Mineirão; jogo tem novo horário

Federação Mineira de Futebol confirmou estreia do Cruzeiro no Mineirão, em Belo Horizonte