publicidade

Sem acordo com Minas Arena, Cruzeiro estuda solicitar datas do governo para garantir jogos no Mineirão

Clube celeste tenta garantir uso do Mineirão a partir de 2026, mesmo sem contrato com a administradora

publicidade

Com dificuldades para renovar seu contrato com a Minas Arena, que se encerra no fim deste ano, o Cruzeiro se movimenta para ter o Mineirão de outra forma em 2026.

Conforme apurou Central da Toca e Samuca TV, o clube celeste participou de uma reunião do Comitê de Esporte, Cultura e Lazer nessa sexta-feira (14), na Cidade Administrativa, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, oportunidade em que o assunto foi debatido com representantes do governo, da Assembleia Legislativa e da própria concessionária.

Além dos temas oficialmente pautados, como a retirada das cadeiras do Setor Amarelo e o calendário de jogos e eventos, o Cruzeiro aproveitou a reunião para tratar da situação contratual com a Minas Arena e apresentar uma alternativa caso o impasse continue.

O Cruzeiro solicitou que fosse registrado em ata o desejo de utilizar 36 das 60 datas que pertencem ao Governo de Minas Gerais no contrato de concessão do estádio. A intenção do clube é garantir o direito de seguir mandando seus jogos no Mineirão em 2026, mesmo que não haja renovação com a Minas Arena.

O Cruzeiro ainda aguarda uma proposta formal da Minas Arena para renovar o contrato. Caso isso não aconteça nos próximos dias, o clube deve oficializar o pedido das datas diretamente ao Estado.

Datas do governo

Essas datas anuais são previstas no contrato da Parceria Público-Privada (PPP) firmada entre o Governo de Minas Gerais e a Minas Arena em 2010, com validade de 27 anos. Elas são de uso livre do Estado e podem ser cedidas, por exemplo, para jogos de clubes mineiros.

Caso o governo decida ceder as datas ao Cruzeiro, será necessário firmar um acordo entre o clube e o Estado. Embora o contrato da PPP com a Minas Arena não detalhe exigência de contrapartidas financeiras nesse tipo de cessão, é possível que valores sejam negociados para compensar eventuais custos – ponto que, caso avance, deverá ser discutido em outras instâncias, como em uma possível audiência pública.

A reunião dessa sexta contou com a presença de Marcone Barbosa, diretor de marketing e comercial do Cruzeiro; Jacqueline Alves, diretora da Minas Arena; representantes do governo, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (SEINFRA); o deputado estadual Professor Cleiton (PV), representando a Assembleia Legislativa; além de moradores da região da Pampulha.

Desde o início da gestão do presidente Pedro Lourenço à frente da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do Cruzeiro, a diretoria celeste mantém conversas recorrentes com a administradora do estádio na tentativa de firmar um novo acordo, com divisão de receitas diferentes do vínculo atual, assinado ainda na ‘era Ronaldo’.

Posição da Minas Arena

Procurada pela reportagem, a Minas Arena afirmou, em nota, que mantém uma boa relação com o Cruzeiro e que segue em negociação com o clube celeste em busca de um novo acordo.

“O Mineirão reitera uma boa relação com a atual gestão do Cruzeiro. Só em 2025, o clube já soma quase R$ 60 milhões em ganhos de bilheteria com o estádio, numa média superior a 40 mil torcedores por partida. Esses números reforçam o bom momento da parceria e o empenho conjunto para oferecer uma experiência positiva à torcida”, disse.

“No que se refere às tratativas para a renovação do contrato, vigente até o fim deste ano, o Mineirão mantém interlocução com o Cruzeiro e está à disposição para avaliar propostas, mantendo o diálogo aberto e construtivo, e com foco na continuidade da parceria e na sustentabilidade do estádio”, finalizou a nota.

Já a SEINFRA ainda não se manifestou. O texto será atualizado em caso de novos posicionamentos.

Cruzeiro no Mineirão

Ao longo de 2025, o Cruzeiro tem tido ótimos números no Mineirão. Até aqui, já mandou 11 partidas com público superior a 50 mil torcedores no estádio. Os jogos foram contra Atlético-MG (pelo Campeonato Mineiro, Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil), Santos, Palmeiras, Juventude, Ceará, Flamengo, Sport, Vitória e Fluminense (todos válidos pelo Brasileirão).

Com a segunda melhor média de público do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro só fica atrás do Flamengo, que registra média de 61.573 torcedores e manda seus jogos no Maracanã. A equipe celeste também aparece como o terceiro melhor mandante da competição.

No total da temporada, o Cruzeiro já levou 1.098.932 torcedores aos jogos em casa. Desses, apenas um não foi realizado no Mineirão: a partida contra o Vasco, válida pelo primeiro turno do Brasileirão, disputada no Parque do Sabiá, em Uberlândia, por conta da indisponibilidade do Gigante da Pampulha na data.

Siga o Central nas redes
Thaynara Amaral
Thaynara Amaral é repórter do Central da Toca. Jornalista formada pela UFMG, cobriu o Cruzeiro pelo ge.globo e também atuou no Superesportes, do jornal Estado de Minas. Desde 2023, passou a explorar novas áreas da comunicação. Natural de Araxá, saiu do interior movida pelo amor ao Cruzeiro — e foi por ele que escolheu o jornalismo.
Samuel Venâncio
Samuel Venâncio é publisher do Central da Toca e jornalista com mais de 1,2 milhão de seguidores nas redes sociais. Foi setorista do Cruzeiro na Itatiaia e, desde 2022, produz conteúdo exclusivamente para a Samuca TV.
Tiago Mattar
Tiago Mattar é jornalista, especialista em jornalismo digital, e editor do Central da Toca. Realizou a cobertura do Cruzeiro no Superesportes e no Estado de Minas por quase 10 anos e chefiou a reportagem do esporte digital da Itatiaia entre 2023 e 2025.
publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

publicidade

Leia mais

Profissionais utilizam rodos no gramado do Mineirão para tirar água antes de jogo do Cruzeiro

Excesso de água, principalmente nas áreas dos gols, mobilizou funcionários do estádio antes da partida

Dupla do Cruzeiro recebe premiação e reage a momentos de 2025 no Mineirão

Com gols e assistências, atacante e lateral foram homenageados no Gigante da Pampulha

Reforço do Cruzeiro, Gerson marca presença no Mineirão em estreia do time no Estadual

Anunciado neste sábado (10), meia assistirá ao jogo entre Cruzeiro e Pouso Alegre, em BH, pela 1ª rodada do Campeonato Mineiro

Cruzeiro tem estreia na temporada confirmada para o Mineirão; jogo tem novo horário

Federação Mineira de Futebol confirmou estreia do Cruzeiro no Mineirão, em Belo Horizonte