publicidade

Casa do Cruzeiro, Mineirão completa 60 anos nesta sexta (5)

Gigante da Pampulha completa seis décadas como palco de vitórias, títulos e recordes históricos do clube celeste

publicidade

O Mineirão completa 60 anos nesta sexta-feira (5), e a história do estádio é marcada por grandes momentos do Cruzeiro. Desde a inauguração, em 1965, o Gigante da Pampulha tem sido palco de conquistas inesquecíveis, atuações memoráveis e recordes da Raposa, que transformou o local na sua verdadeira casa.

+ Leia mais: Kaio Jorge, do Cruzeiro, faz estreia pela Seleção; veja como foi

O primeiro jogo do Cruzeiro no estádio foi realizado em 15 de setembro de 1965, quando a equipe venceu o Villa Nova, por 3 a 1, em um amistoso. Desde então, a presença celeste no Mineirão virou símbolo de identidade e força.

Até o momento, o Cruzeiro disputou 1.909 partidas no estádio, com 1.163 vitórias, 441 empates e 305 derrotas, alcançando um aproveitamento de aproximadamente 68%, de acordo com dados da Cruzeiropedia.

Os números refletem a supremacia celeste no estádio, que foi palco de momentos emblemáticos, como a vitória na final da Copa Libertadores de 1997, além das conquistas das Copas do Brasil de 1993, 2000, 2003 e 2017, e dos títulos do Campeonato Brasileiro de 2003 e 2014.

O maior artilheiro do Cruzeiro no Mineirão é Tostão, com 142 gols marcados. Já o jogador que mais vezes vestiu a camisa celeste no estádio é o goleiro Fábio, com 398 partidas disputadas no Gigante.

Recordes de público

O Cruzeiro detém os maiores públicos da história do Mineirão, tanto antes quanto depois da reforma para a Copa do Mundo de 2014.

O recorde absoluto ocorreu em 1997, quando 132.834 torcedores lotaram o estádio para assistir à vitória celeste por 1 a 0 sobre o Villa Nova, na final do Campeonato Mineiro.

Torcida do Cruzeiro no Mineirão, em BH
Torcida do Cruzeiro no Mineirão, em BH (Foto: Gustavo Martins/Cruzeiro)

Já no ‘novo Mineirão’, o maior público do Cruzeiro foi registrado em 10 de agosto de 2024, no clássico contra o Atlético-MG, pelo Campeonato Brasileiro: 61.583 torcedores estiveram presentes.

Com capacidade atual de cerca de 62 mil pessoas, o Mineirão segue como um dos principais palcos do futebol nacional. E a torcida celeste, como sempre, continua fazendo a diferença nas arquibancadas.

Siga o Central nas redes
Thaynara Amaral
Thaynara Amaral é repórter do Central da Toca. Jornalista formada pela UFMG, cobriu o Cruzeiro pelo ge.globo e também atuou no Superesportes, do jornal Estado de Minas. Desde 2023, passou a explorar novas áreas da comunicação. Natural de Araxá, saiu do interior movida pelo amor ao Cruzeiro — e foi por ele que escolheu o jornalismo.
publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

publicidade

Leia mais

Profissionais utilizam rodos no gramado do Mineirão para tirar água antes de jogo do Cruzeiro

Excesso de água, principalmente nas áreas dos gols, mobilizou funcionários do estádio antes da partida

Dupla do Cruzeiro recebe premiação e reage a momentos de 2025 no Mineirão

Com gols e assistências, atacante e lateral foram homenageados no Gigante da Pampulha

Reforço do Cruzeiro, Gerson marca presença no Mineirão em estreia do time no Estadual

Anunciado neste sábado (10), meia assistirá ao jogo entre Cruzeiro e Pouso Alegre, em BH, pela 1ª rodada do Campeonato Mineiro

Cruzeiro tem estreia na temporada confirmada para o Mineirão; jogo tem novo horário

Federação Mineira de Futebol confirmou estreia do Cruzeiro no Mineirão, em Belo Horizonte