Um dos destaques do Cruzeiro no título da Copinha e utilizado por Tite no início do Campeonato Mineiro, o meia Cauan Baptistella, de 18 anos, está de saída da equipe celeste. Conforme apuração do Central da Toca e Samuca TV, em parceria com o perfil Crias da Toca, o jogador será negociado com o Metalist, da Ucrânia, por 5 milhões de euros (R$ 30,9 milhões).
+ Leia mais: Cruzeiro de olho: Samuel Venâncio revela valor desejado por clube inglês por zagueiro
Em entrevista ao canal HGPLAY, o executivo de futebol do Cruzeiro, Bruno Spindel, confirmou a informação e explicou os motivos da negociação da jovem promessa.
“No caso do Baptistella, o Cruzeiro, como no caso do Kauã (Prates), vai permanecer com um percentual do atleta, em caso de transferência futura. Isso é muito importante, em caso de jogadores jovens, ter um percentual. Todos os movimentos que fazemos, envolvemos a área técnica para tomar uma decisão adequada. O Cruzeiro tem na posição o (Matheus) Pereira, Gerson, Japa, Rhuan Gabriel, de Seleção Brasileira, e Felipe Morais, também de Seleção. Tudo isso levamos em conta quando vamos negociar um atleta”.
Bruno Spindel, executivo de futebol do Cruzeiro
Spindel destacou ainda que tanto Rhuan Gabriel, de 19 anos, quanto Felipe Morais, de 17, devem ganhar mais espaço no profissional, o que reduziria as chances de Baptistella.
“Quanto mais jovem, o jogador precisa ter espaço. Com esses jogadores que temos no elenco, com o Baptistella precisando fazer a transição para o profissional, o único caminho, senão fazer a transferência, que julgamos ser uma boa transferência, dentro desse cenário, julgamos ser melhor do que emprestar ele para outro clube. Porque talvez, mesmo quando ele voltasse (de empréstimo), esses atletas (Rhuan e Felipe) poderiam estar em processo mais avançado e com ainda mais espaço no elenco”, concluiu.
Ainda de acordo com apuração da reportagem, a Raposa manterá 30% dos direitos econômicos do meia para futuras negociações. Baptistella, que tem passaporte italiano, já se despediu de companheiros no Cruzeiro.
No dia 8 de julho do ano passado, Baptistella renovou o seu contrato com o Cruzeiro e firmou um novo acordo até o final de dezembro de 2030. À época, o meia ítalo-brasileiro recebeu uma valorização salarial considerável com evolução ao longo do tempo de contrato.
E o Kauã Prates?
Spindel também comentou sobre a negociação do lateral-esquerdo Kauã Prates, de 17 anos, com o Borussia Dortmund, da Alemanha. A transferência deve ser concluída por cerca de 12 milhões de euros (R$ 75,5 milhões, na cotação atual), conforme apuração do Central da Toca e Samuca TV.
“Falando dessa questão da venda, não vou entrar em valores específicos, porque não posso abrir questões contratuais que têm suas cláusulas de confidencialidade. Mas o Kauã Prates é um atleta espetacular, de 17 anos, se não me engano, fez quatro jogos como titular na Série A do ano passado, é um grande atleta, uma promessa”, disse.
“Tem a negociação avançada com o Borussia, um dos maiores clubes europeus. Se você for considerar tudo o que vai acontecer ao longo do tempo, coloca o Cruzeiro num grande cenário internacional. Fazia muito tempo, acho que sete anos, que o Cruzeiro não fazia uma transferência de valor relevante. Conforme as coisas forem acontecendo, julgamos que pode ser a maior venda da história do Cruzeiro, porque é uma transferência que envolve uma série de cláusulas e, se atingir o que o Cruzeiro espera, pode ser a maior venda”, finalizou.

