Ainda sem estrear pelo Cruzeiro, o volante Walace está ‘liberado’ para ser utilizado pelo técnico Tite. A informação foi confirmada por Bruno Spindel, executivo de futebol do clube celeste, em entrevista ao canal HGPLAY, nesta quarta-feira (4).
+ Leia mais: Dirigente diz por que o Cruzeiro decidiu negociar Baptistella a clube europeu
Segundo o dirigente, o jogador não vinha sendo relacionado por decisão da diretoria, que aguardava o desfecho de possíveis tratativas de transferência. Como as conversas não avançaram, ele volta a ficar à disposição para ser utilizado pela comissão técnica.
“Recebemos uma série de sondagens, tivemos uma série de conversas com o empresário do atleta e nós, como direção, decidimos aguardar o término dessas conversas para tomar uma decisão adequada. O Walace fica no Cruzeiro e já está liberado para o Tite”,
Bruno Spindel, executivo de futebol do Cruzeiro
O dirigente explicou que o volante já vinha treinando normalmente com o grupo e, com a definição de sua permanência, a decisão sobre sua utilização passa a ser exclusivamente da comissão técnica.
“Treinar, ele já estava treinando normalmente, mas não estava sendo relacionado, por decisão nossa, de direção. Agora, ele está liberado para ser relacionado e possa jogar. Agora, é uma decisão técnica. A decisão de relacionar ou não vai ser exclusiva do Tite”, comentou.
Nessa terça-feira (3), a reportagem do Central da Toca e Samuca TV já havia informado que, sem avanço nas negociações para uma saída, o cenário mais provável era a permanência do jogador no elenco.
Spindel também destacou o currículo de Walace e a postura adotada pela diretoria na condução do caso.
“É um jogador campeão olímpico, jogou muito tempo na Europa, teve sucesso na Europa. Foi capitão na Udinese-ITA. Entendemos que, da nossa parte, teríamos que tratar ele com o devido respeito, da grandeza de avaliar a situação antes de tomar uma decisão. Teve uma série de sondagens e, primeiro, avaliamos antes de tomar decisão e, agora, ele está liberado para o Tite para a melhor decisão técnica possível para o Cruzeiro”, finalizou.
Reencontro com Tite
No Cruzeiro desde julho de 2024, Walace ainda não conseguiu engrenar com a camisa celeste. Contratado com expectativa de se tornar titular absoluto, o volante tem enfrentado críticas da torcida e perdeu espaço no elenco treinado por Leonardo Jardim. Agora, sob o comando de Tite, tem buscado um novo recomeço.
Tite, por sua vez, conhece bem o jogador. Quando era treinador da Seleção Brasileira, o atual comandante da Raposa convocou Walace em três oportunidades, entre 2017 e 2018. Nesse período, o meio-campista atuou em quatro partidas, todas em amistosos.
Na ocasião das convocações, Walace defendia clubes da Alemanha: em 2017, o Hamburger SV; e, em 2018, o Hannover 96. Ele vivia um dos melhores momentos da carreira, vindo de conquistas importantes: a Copa do Brasil pelo Grêmio, em 2016, além da medalha de ouro olímpica com a Seleção nos Jogos do Rio, no mesmo ano.
Apesar do histórico positivo, o desempenho no Cruzeiro ainda está aquém do esperado. Aos 30 anos, o volante disputou 28 partidas pela Raposa, sendo 17 no Campeonato Brasileiro, cinco na Copa Sul-Americana, três no Campeonato Mineiro e três na Copa do Brasil. Já em 2024, mesmo com a chegada na metade do ano, participou de 17 jogos.

