O Cruzeiro encaminhou, nesta quinta-feira (29), a transferência do atacante Fernando. Conforme apurou o Central da Toca, o jogador de 20 anos vai em definitivo para o Santa Clara, de Portugal. O clube celeste manterá 50% dos direitos econômicos do goleador, um dos destaques da Raposa na conquista da Copinha.
+ Leia também: Clube italiano faz pressão por Kaiki, e Cruzeiro volta a avaliar venda
Fernando chegou ao Cruzeiro em 2022, emprestado pelo Água Santa. Com bom desempenho nas categorias de base, teve parte de seus direitos adquiridos e assinou contrato em definitivo com o clube celeste em 2023, com vínculo até dezembro de 2026.
Pelo time principal, Fernando atuou em seis partidas: uma em 2023, contra o Flamengo, três em 2024, diante de Patrocinense, América-MG e Democrata-GV, e duas em 2026, contra o Pouso Alegre e o Tombense.
Sem espaço no time principal após a disputa da Copinha de 2025, Fernando foi emprestado ao Maringá em fevereiro daquele ano para a disputa da Série C do Campeonato Brasileiro. No entanto, o atacante teve poucas oportunidades: foram apenas cinco jogos e um gol marcado, no empate com o Botafogo-PB, pela 6ª rodada da competição.
Com pouco espaço, o vínculo com o clube paranaense foi encerrado antes do término do empréstimo. Na sequência, Fernando esteve próximo de ser cedido ao Primavera-SP para a disputa da Copa Paulista, mas as tratativas não avançaram, e a negociação foi encerrada.
De volta ao Cruzeiro em julho, Fernando foi integrado ao sub-20 e conquistou a titularidade no ataque na reta final do Campeonato Mineiro da categoria, competição em que time celeste terminou campeão. Nesse retorno, o atacante marcou três gols e contribuiu para a conquista do título.
Na Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2026, Fernando marcou quatro gols em seis partidas disputadas e foi eleito o melhor jogador da competição. Porém, o atacante ‘estourou’ o limite de idade para as categorias de base e não será utilizado pelo técnico Tite.

