O Cruzeiro está próximo de concretizar a venda do jovem lateral-esquerdo Kauã Prates, de 17 anos, ao Borussia Dortmund, da Alemanha. De acordo com apuração do Central da Toca e Samuca TV, as tratativas avançaram nas últimas horas e a negociação deve ser concluída por cerca de 12 milhões de euros (R$ 75,5 milhões, na cotação atual).
O clube alemão monitora Kauã desde 2025 e já havia feito uma proposta oficial ao Cruzeiro no início de janeiro. No entanto, as partes ainda não tinham chegado a um acordo.
Agora, as conversas evoluíram e a transação deve ser finalizada em breve, por um valor total de 12 milhões de euros (R$ 75,5 milhões), já incluindo a quantia fixa e as metas estipuladas no contrato.
Além desse valor, de acordo com apuração do Central da Toca e Samuca TV, o Cruzeiro garantiu também uma cláusula de ‘mais-valia’. Isso significa que o clube terá direito a um percentual sobre o lucro líquido obtido pelo Borussia Dortmund em uma futura venda do jogador. Ou seja, se o clube alemão vender Kauã por um valor superior ao que pagou, o Cruzeiro receberá uma parte dessa diferença.
A mais-valia, nesse caso, será progressiva: quanto maior o valor da revenda, maior será o percentual repassado ao clube celeste.
Mesmo com o acerto encaminhado, Kauã Prates não deixará o Cruzeiro de imediato. Como ainda tem 17 anos, ele só poderá se transferir ao futebol europeu após completar 18, o que acontecerá em agosto. Assim, o lateral-esquerdo só poderá se juntar ao Borussia Dortmund na janela de transferências do meio da temporada europeia.
Kauã Prates no Cruzeiro
Mesmo aos 16 anos, com idade para atuar no sub-17, Kauã Prates foi titular do Cruzeiro Sub-20 na disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior do ano passado.
O jovem atleta, que está na base do Cruzeiro desde 2019, também integrou a Seleção Brasileira Sub-20, mesmo tendo idade para jogar na categoria anterior. Ele foi convocado para um período de treino na Granja Comary, em Teresópolis, no Rio de Janeiro, no fim de 2024.
Antes mesmo de ser promovido ao time principal em definitivo, Kauã chegou a ser relacionado pelo Cruzeiro para uma partida da equipe profissional. Ele esteve na relação de Wesley Carvalho, então técnico interino, na goleada da Raposa por 4 a 1 sobre o Itabirito, pelo Campeonato Mineiro, no fim de janeiro do ano passado.
Kauã foi um dos oito jogadores da base inscritos pelo Cruzeiro no Campeonato Brasileiro de 2025.
Com a saída de Marlon para o Grêmio, o jovem passou a ser o substituto imediato de Kaiki no time profissional. Essa foi uma indicação do próprio Leonardo Jardim.
Já em 2026, ele atuou em três jogos pelo Campeonato Mineiro, todos como titular, e marcou um gol.

