O Cruzeiro recusou, nas últimas horas, nova proposta do Borussia Dortmund, da Alemanha, pelo lateral-esquerdo Kauã Prates, de 17 anos.
+ Leia também: Joaquim Pinto revela que Cruzeiro recusou oferta de clube ‘top mundial’
Conforme apurou Central da Toca e Samuca TV, os números ainda estão distantes do que o Cruzeiro deseja para vender os direitos econômicos de seu jogador, tratado internamente como uma grande joia formada na Toca da Raposa I.
A primeira oferta do Borussia foi formalizada ainda no segundo semestre de 2025. Em novembro do ano passado, à reportagem, o diretor esportivo do Cruzeiro, Joaquim Pinto, afirmou que o clube não tem pressa para vender seus talentos.
“Nós não temos pressa de vender, não estamos ansiosos por vender. Agora, se chegarem as propostas certas, num valor certo… E eu já tive a oportunidade de dizer, nós já recebemos propostas e já rejeitamos propostas. Já recebemos propostas de um clube top mundial, que rejeitamos, porque achamos que ainda estão longe daquilo que é o potencial do atleta”, disse.
Kauã Prates no Cruzeiro
Mesmo aos 16 anos, com idade para atuar no sub-17, Kauã Prates foi titular do Cruzeiro Sub-20 na disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior do ano passado.
O jovem atleta, que está na base do Cruzeiro desde 2019, também integrou a Seleção Brasileira Sub-20, mesmo tendo idade para jogar na categoria anterior. Ele foi convocado para um período de treino na Granja Comary, em Teresópolis, no Rio de Janeiro, no fim de 2024.
Antes mesmo de ser promovido ao time principal em definitivo, Kauã chegou a ser relacionado pelo Cruzeiro para uma partida da equipe profissional. Ele esteve na relação de Wesley Carvalho, então técnico interino, na goleada da Raposa por 4 a 1 sobre o Itabirito, pelo Campeonato Mineiro, no fim de janeiro do ano passado.
Kauã foi um dos oito jogadores da base inscritos pelo Cruzeiro no Campeonato Brasileiro de 2025.
Com a saída de Marlon para o Grêmio, o jovem passou a ser o substituto imediato de Kaiki no time profissional. Essa foi uma indicação do próprio Leonardo Jardim.
Já em 2026, ele atuou no primeiro jogo do Cruzeiro na temporada. Kauã foi titular na derrota da Raposa por 2 a 1 para o Pouso Alegre, no último sábado (10), no Mineirão.

