publicidade

Gerson no Cruzeiro: os bastidores da negociação com intermediários poderosos e R$ 63 milhões à vista

Clube celeste intensificou negociações com o Zenit para comprar direitos econômicos do meio-campista de 28 anos

publicidade

A quarta-feira (7) foi movimentada na Toca da Raposa II, em Belo Horizonte, como há muito tempo não se observava.

Não só pela apresentação do técnico Tite, realizada no fim da manhã, que reuniu o maior número de jornalistas desde a inauguração da nova sala de imprensa, em 2022, mas pelo intenso entra-e-sai de dirigentes e empresários envolvidos na negociação do meia Gerson com o Cruzeiro.

+ Leia também: Dirigente do Cruzeiro faz balanço de negociação com Zenit: ‘Travada nos detalhes’

Abaixo, o Central da Toca explica um pouco das movimentações de bastidores na operação que mais tem gerado holofotes neste início da janela de verão no Brasil.

Nas reuniões que começaram no início da tarde e tiveram fim por volta de 20h30, participaram presencialmente como representantes do Cruzeiro o presidente da SAF, Pedro Lourenço; Pedro Junio, vice-presidente, além dos diretores esportivo, Joaquim Pinto, e de futebol, Bruno Spindel.

O empresário André Cury, representante do zagueiro Jonathan Jesus, que poderia ser envolvido na transação, segue como parte das tratativas como intermediário mais ao lado do Cruzeiro na operação. A tendência, contudo, é que o defensor não seja mais incluído na negociação.

Do outro lado, o Zenit foi representado, além de interlocutores que respondem diretamente da Rússia, por agentes brasileiros. Um deles é ligado a ninguém menos que Giuliano Bertolucci, um dos maiores empresários do Brasil, e o outro é Junior Mendonza (foto abaixo), responsável pelos principais negócios recentes do Zenit no país – entre eles, a transferência do próprio Gerson, em meados de 2025.

Junior Mendonza ao lado de Gerson, na Rússia
Junior Mendonza ao lado de Gerson, na Rússia, em meados de 2025 (Foto: Instagram/Reprodução)

Maior transação do Brasil?

A participação de empresários tão poderosos do mundo da bola tem uma explicação. A operação de compra dos direitos econômicos de Gerson poderá se tornar a maior da história do futebol brasileiro.

A reportagem apurou que o Cruzeiro já enviou ao Zenit uma oferta de 27 milhões de euros, dos quais 2 milhões de euros seriam pagos mediante cumprimento de metas. O montante significaria a maior operação de compra de um clube brasileiro.

Atualmente, o topo do ranking está com Vitor Roque, do Barcelona para o Palmeiras, e Samuel Lino, do Atlético de Madrid para o Flamengo, ambas em 2025. Elas custaram, cada uma, 25 milhões de euros entre valores fixos e bonificações.

A força do Cruzeiro está traduzida na parcela à vista que o clube se propôs a pagar ao Zenit: 10 milhões de euros (cerca de R$ 63 milhões) no ato da compra dos direitos econômicos de Gerson. Transferência imediata. Só essa parcela à vista já representaria o maior investimento em direitos econômicos da história centenária do Cruzeiro.

Apesar disso, ainda não há aceite por parte do Zenit. Como já projetavam os envolvidos mais habilidosos que integram as tratativas, os russos decidem por novas exigências a cada rodada de negociação, o que dificulta a conclusão da operação.

Contudo, há muita expectativa para que as as conversas tenham desfecho positivo para Cruzeiro e Gerson, que deseja a transferência. Seu pai, inclusive, esteve na Toca da Raposa II novamente nessa quarta, distribuiu autógrafos e deixou uma mensagem a torcedores: “comprem a camisa 8 do Cruzeiro”.

Siga o Central nas redes
Tiago Mattar
Tiago Mattar é jornalista, especialista em jornalismo digital, e editor do Central da Toca. Realizou a cobertura do Cruzeiro no Superesportes e no Estado de Minas por quase 10 anos e chefiou a reportagem do esporte digital da Itatiaia entre 2023 e 2025.
Samuel Venâncio
Samuel Venâncio é publisher do Central da Toca e jornalista com mais de 1,2 milhão de seguidores nas redes sociais. Foi setorista do Cruzeiro na Itatiaia e, desde 2022, produz conteúdo exclusivamente para a Samuca TV.
publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

publicidade

Leia mais

Meia do Cruzeiro é anunciado por clube da Série B; veja detalhes

Sem espaço no Cruzeiro, o meia, de 22 anos, foi emprestado para ter mais oportunidades na temporada

Cria do Cruzeiro, Baptistella veste camisa de novo clube; veja detalhes

Jovem, de apenas 18 anos, assinou com clube europeu por quatro temporadas e usará a camisa 77

Negociado, Baptistella se despede do Cruzeiro e manda recado à torcida: ‘Até breve’

Meia ítalo-brasileiro, de 18 anos, será reforço do Metalist, da Ucrânia, na sequência da carreira

Cruzeiro encaminha empréstimo de meia a clube da Série B; veja detalhes

Rodriguinho, de 22 anos, atuou no Campeonato Mineiro, mas não será aproveitado por Tite nesta temporada