O Cruzeiro anunciou, nesta quinta-feira (8), a renovação de contrato do volante Japa. O jovem meio-campista, de 22 anos, estendeu o seu vínculo até o final de 2030.
“O Cruzeiro renovou o contrato com o Japa até o fim de 2030! Vamos pra cima, CriaDaToca!”, anunciou o clube por meio das redes sociais.
Em vídeo publicado na sequência, o Cruzeiro divulgou uma fala de Pedro Junio, vice-presidente da Sociedade Anônima do Futebol (SAF). Após a renovação do contrato, o dirigente rasgou elogios ao jogador e disse confiar no potencial de Japa.
“Japa, feliz demais de ter você aqui com o contrato renovado. Para o Cruzeiro, é uma honra ter um atleta que foi criado aqui e está renovando o seu contrato. A gente acredita muito no seu potencial. Você, além de um grande atleta, é um ser humano excepcional. Então, a gente fica muito feliz de ter você aqui por muitos anos. Você terá muito sucesso, e vamos levantar muitos títulos. Obrigado por confiar no Cruzeiro e no nosso projeto”, disse.
“Eu que agradeço pela confiança. À diretoria, a você, ao Pedro. Muito feliz de estar estendendo o vínculo com o clube que me abriu as portas. Estou aqui desde os 13 anos. Muito feliz. Esperamos muitas vitórias e conquistas”, respondeu o volante.
Recentemente, Japa esteve na mira do Internacional para a temporada de 2026. O Colorado se interessou por uma negociação envolvendo o empréstimo do jogador. O Cruzeiro, porém, descartou negociar com o clube gaúcho após o “caso Vitão”, zagueiro que se transferiu ao Flamengo e quase reforçou a Raposa.
Em cerca de dois anos, é a segunda renovação acertada entre o Cruzeiro e o volante. Em dezembro de 2023, o clube acertou os detalhes para que o cria da Toca estendesse o seu vínculo de 2026 até o final de 2027. Esse acordo tinha validade ainda nas últimas horas, quando Japa optou por seguir na Toca II até 2030.
Após se recuperar de graves lesões, Japa fechou 2025 em alta sob o comando do técnico Leonardo Jardim. A tendência é que ele seja aproveitado por Tite nos primeiros jogos do Campeonato Mineiro, em que o Cruzeiro utilizará os considerados reservas e muitos garotos da base.
Na última temporada, Japa disputou cinco jogos pelo Cruzeiro, sendo quatro como reserva e não marcou gol. Os baixos números foram motivados, principalmente, pela preocupante lesão sofrida em janeiro. À época, o atleta sofreu uma “importante lesão na coxa esquerda”, segundo o clube, e só voltou aos gramados depois de seis meses.
Números pelo Cruzeiro
Japa ganhou as primeiras oportunidades no time principal do Cruzeiro há três temporadas. Gradativamente, o meio-campista foi ganhando espaço na equipe. Em 2024, por exemplo, o volante disputou 15 partidas, oito a mais em relação ao ano de 2023.
Além da falta de ritmo por causa da lesão, Japa também acabou menos utilizado em 2025 por causa da forte concorrência no setor. No elenco, o Cruzeiro conta com Lucas Silva, Lucas Romero, Walace, Matheus Henrique, Ryan Guilherme e Christian.

