Tite está cada vez mais perto de ser confirmado como substituto de Leonardo Jardim no Cruzeiro. Conforme apurou Central da Toca e Samuca TV, o treinador tem uma viagem marcada para Belo Horizonte, nesta terça-feira (16), para uma reunião presencial com Pedro Lourenço, presidente da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) da Raposa.
+ Leia também: Cruzeiro alinha acordo com técnico Tite em reunião; veja detalhes
A conversa com o mandatário cruzeirense deverá encaminhar a assinatura de contrato do treinador, que já teve uma reunião presencial com membros do departamento de futebol nessa segunda (15), no Rio de Janeiro.
Após a saída de Leonardo Jardim, oficializada na manhã desta segunda-feira, a diretoria celeste iniciou a corrida contra o tempo para definir um substituto, especialmente porque a próxima temporada já começa em janeiro.
A primeira opção para o cargo era Artur Jorge. O português, contudo, tem uma multa rescisória milionária com Al-Rayyan, do Catar, o que inviabilizou qualquer tentativa. Tite era o plano B e que deverá ser concluído ainda nesta terça.
Outro nome bem avaliado na Toca da Raposa II era o de Paulo Pezzolano. O uruguaio, que já passou pelo Cruzeiro, está sem clube desde outubro de 2025, quando foi demitido do Watford, da Inglaterra.
Vale lembrar que a estreia do Cruzeiro em 2026 será no dia 10 do primeiro mês (sábado), às 16h30 (de Brasília), contra o Pouso Alegre, no Mineirão, em Belo Horizonte. Já a primeira rodada do Brasileirão, diante do Botafogo, no Rio de Janeiro, está prevista para 28 ou 29 de janeiro.
O último trabalho de Tite
Contratado pelo Flamengo em outubro de 2023, após ter dirigido a Seleção Brasileira nas Copas do Mundo de 2018 e 2022, Tite estreou no cargo justamente contra o Cruzeiro, no Mineirão, em Belo Horizonte. O Rubro-Negro venceu por 2 a 0, com gols de Ayrton Lucas e Pedro.
Dali em diante, Tite ficou no comando do Flamengo por quase um ano. Em setembro de 2024, após a eliminação na Copa Libertadores para o Peñarol-URU, o treinador foi demitido. O desligamento ocorreu dois dias antes do primeiro duelo com o Corinthians, pela semifinal da Copa do Brasil do ano passado.
Ao todo, Tite esteve à beira do campo em 70 oportunidades pelo Flamengo, sendo dois amistosos, com 41 vitórias, 13 empates e 16 derrotas. O aproveitamento como técnico do time carioca foi de 64,76%.
Meses depois de ser desligado pelo Flamengo, o experiente treinador, de 64 anos, decidiu fazer uma pausa na carreira para cuidar da sua saúde mental. Já no dia 22 de novembro deste ano, Tite oficializou à imprensa que está disponível para novos trabalhos.

