De olho na montagem do elenco para 2026, o Cruzeiro decidiu não renovar o contrato de Eduardo e Yannick Bolasie. Conforme apurou Central da Toca e Samuca TV, o meia e o atacante congolês foram comunicados pela diretoria sobre a decisão nas últimas horas.
Anunciado no dia 3 de janeiro, Eduardo tem contrato com o Cruzeiro somente até dezembro. Frequentemente acionado pelo técnico português Leonardo Jardim, o camisa 21 foi utilizado como armador e também como segundo volante no time celeste.
Ao longo da temporada, Eduardo disputou 51 partidas pelo Cruzeiro, sendo 21 como titular. No período, o meia marcou cinco gols e contribuiu com uma assistência. Com ele em campo, a equipe venceu 22 jogos, empatou 18 e perdeu 11 vezes.
Já Bolasie, contratado em 27 de dezembro de 2024, teve menos oportunidades em relação a Eduardo. Com baixa minutagem, o congolês entrava quase sempre nas retas finais das partidas, com o objetivo de dar velocidade ao Cruzeiro e para ajudar na bola aérea.
Bolasie deixa o Cruzeiro com 33 atuações, sendo apenas cinco entre os titulares. O camisa 11 fez quatro gols e deu três assistências. Ao todo, foram 14 vitórias, 13 empates e seis derrotas com o africano em campo pela Raposa.
A decisão de o Cruzeiro não renovar com Eduardo foi antecipada pelo jornalista André Hernan e confirmada pela reportagem, que avançou na apuração sobre a situação de Bolasie.

