O Cruzeiro poderá ter um novo treinador em 2026. Conforme apurou Central da Toca e Samuca TV, há uma tendência, neste momento, de que Leonardo Jardim não permaneça no clube para a próxima temporada.
“Hoje, o Leonardo Jardim está mais para sair do Cruzeiro do que para continuar em 2026”, informou Samuel Venâncio após a eliminação da Raposa nas semifinais da Copa do Brasil, neste domingo (14). “Hoje, o cenário é esse”, disse.
“Não sei se o resultado aqui interfere em alguma questão. De repente, contava com chegar em uma final de Copa do Brasil, ganhar um título, e sair com uma grande temporada. Não sei se uma derrota como essa, doída, mudaria esse rumo”, complementou o jornalista.
Nas últimas semanas, o presidente da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do Cruzeiro, Pedro Lourenço, se reuniu com o português em inúmeras oportunidades. A tentativa sempre foi de demover Jardim da ideia de deixar o Brasil e retornar para Portugal.
Contudo, o treinador apontou que não quer mesmo ficar mais um ano no futebol brasileiro. O martelo deverá ser batido nos próximos dias, mas o Cruzeiro não tem muitas esperanças de uma mudança na decisão de Jardim neste momento.
Jardim tem vínculo com o Cruzeiro até o fim de 2026, mas a diretoria celeste não dificultará a saída do treinador, que criou laços com a família de Pedrinho e foi fundamental não só no desempenho celeste na temporada, como na organização fora de campo.
Após a derrota para o Corinthians, Jardim indicou que a decisão será informada nesta segunda-feira (15). No mesmo caminho, o vice-presidente de futebol da SAF, Pedro Junio, afirmou que a cúpula celeste se reunirá com o treinador para ter um desfecho das negociações.
Passagem de Jardim pelo Cruzeiro
Anunciado em fevereiro de 2025, Leonardo Jardim chegou ao Cruzeiro após a demissão de Fernando Diniz. No momento da chegada, o time já atravessava uma fase ruim na temporada e apresentava futebol abaixo do esperado diante dos investimentos realizados.
Com o Campeonato Mineiro em andamento e praticamente eliminado na Copa Sul-Americana, o treinador viu a equipe ser desclassificada ainda na fase de grupos da competição continental e cair na semifinal do Estadual, diante do América-MG. O cenário gerou forte pressão e instabilidade nos bastidores.
A partir desse momento, Jardim iniciou uma transformação no time. Após reuniões com o elenco e com o presidente Pedro Lourenço, promoveu mudanças tanto nas peças quanto no modelo de jogo.
O ponto de virada ocorreu no empate por 1 a 1 com o São Paulo, no dia 13 de abril, no Morumbis, pela 3ª rodada do Campeonato Brasileiro. Na ocasião, o técnico realizou sete mudanças no time titular em relação aos jogos anteriores, alterando todos os setores — exceto o gol.
Desde então, o Cruzeiro apresentou uma sequência de boas atuações, acumulou invencibilidade, subiu na tabela do Brasileirão e se consolidou na 3ª colocação, com 70 pontos, garantindo vaga direta na Libertadores de 2026, além de chegar à semifinal da Copa do Brasil.
Números de Leonardo Jardim no Cruzeiro
Ao todo, Leonardo Jardim comandou o Cruzeiro em 57 jogos, sendo três amistosos, com 27 vitórias, 19 empates e 11 derrotas. A equipe marcou 78 gols e sofreu 45.

