Emprestado pelo Cruzeiro ao Santos até o final da temporada, o zagueiro Zé Ivaldo, de 28 anos, está à quatro jogos de cumprir meta e acionar a cláusula obrigatória de compra prevista em contrato. Titular diante do Palmeiras, na última quinta-feira (6), pela 31ª rodada do Brasileirão, o jogador chegou à 29 partidas com a camisa do Peixe no ano de 2025.
+ Leia também: De olho em recorde, Cruzeiro pode retomar liderança entre mandantes contra o Flu
Como antecipou o Central da Toca, o clube paulista será obrigado a adquirir os direitos econômicos do zagueiro caso ele atue em pelo menos 60% dos jogos do Santos na temporada. Como o Peixe só tem mais sete partidas pela frente, todas pelo Campeonato Brasileiro, somado às 47 concluídas no ano, o jogador precisaria entrar em campo em pelo menos mais quatro oportunidades.
Mesmo com 87% da meta alcançada, Zé Ivaldo não tem vaga garantida no time titular do Santos. Entre altos e baixos na temporada, e com o time na zona de rebaixamento do Brasileirão, antes do clássico contra o Palmeiras, o zagueiro não entrava em campo há cerca de dois meses. No Allianz, o camisa 27 substituiu Luan Peres, suspenso pelo terceiro cartão amarelo.
Antes do clássico paulista pela Série A, Zé Ivaldo havia jogado pela última vez no dia 14 de setembro. Diante do Atlético-MG, no empate por 1 a 1, pela 23ª rodada, o zagueiro foi expulso aos 10 minutos da segunda etapa, quando o confronto ainda estava em 0 a 0. Depois do episódio, o defensor ficou oito partidas sem entrar em campo. Delas, em quatro ele foi sequer relacionado.
Conforme a apuração da reportagem, a cláusula consta no contrato de empréstimo de Zé Ivaldo, com validade até o fim de 2025, assinado por todas as partes envolvidas no negócio. Caso o jogador cumpra a meta e seja adquirido em definitivo pelo Santos, o Cruzeiro manterá um percentual para negociações futuras.
Zé Ivaldo no Cruzeiro
Zé Ivaldo foi emprestado pelo Cruzeiro ao Santos em 5 de janeiro, antes da chegada do técnico Leonardo Jardim à Toca II. Sua saída se deu uma vez que o então treinador, Fernando Diniz, indicou que não contaria com o defensor no elenco celeste. Ele tem contrato com a Raposa até o fim de 2026.
Em 2024, com a camisa celeste, Zé Ivaldo disputou 50 jogos e marcou quatro gols. Ele já havia registrado outra passagem pelo clube, em 2022, quando foi campeão da Série B do Campeonato Brasileiro. Naquela temporada, foram 33 partidas, um gol e três assistências
Números de Zé Ivaldo no Santos
- 29 jogos (27 como titular e 2 como reserva)
- 1 gol
Emprestados do Cruzeiro
Sem espaço no Cruzeiro, 13 jogadores emprestados pelo clube passaram a ter mais chances em outros lugares. Ao longo da temporada, o técnico Leonardo Jardim encontrou o time titular considerado ideal e, pouco a pouco, escolheu as peças de sua confiança também no banco de reservas no decorrer das partidas.
Entre os atletas cedidos, além de Zé Ivaldo, estão os laterais Palacios (Milionários-COL) e Marlon (Grêmio), os zagueiros Weverton (Vila Nova) e Pedrão (Pafos-CHI), os volantes Ian Luccas (Ferroviária) e Fabrizio Peralta (Athlético-PR), os meias Jhosefer (América-MG), Vitinho (Náutico) e Rodriguinho (Ceará), junto aos atacantes Tevis (Athlético-PR), João Pedro (Volta Redonda) e Lautaro Díaz (Santos).
Dos jogadores emprestados pelo clube, Marlon atingiu a meta de jogos (25) estabelecida em contrato. Sendo assim, o Tricolor Gaúcho terá que desembolsar 3,5 milhões de euros (R$ 22,25 milhões) aos cofres do Cruzeiro. O lateral-esquerdo entrou em campo 29 vezes e concedeu três assistências.

