Perto de se tornar o segundo reforço do Cruzeiro nesta janela de transferências, o volante Ryan Guilherme, de 22 anos, desembarcou na tarde deste domingo (24) no Aeroporto Internacional de Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Ele passará por exames médicos antes de assinar contrato.
+ Leia também: Quem é Ryan Guilherme, alvo do Cruzeiro no mercado da bola
Jogador do Fortaleza, com quem tem contrato até o fim de 2028, Ryan esteve por último no União de Leiria, da Segunda Divisão de Portugal. No clube português desde julho de 2024, atuou em 29 partidas, marcou um gol e deu três assistências.
Em uma das boas atuações pelo time, diante do Académico de Viseu, Ryan marcou gol, foi eleito o melhor em campo e entrou na seleção da rodada.
No início deste mês, o Leão chegou a oficializar um novo empréstimo de Ryan, desta vez ao Royal Antwerp, da Bélgica. Porém, condições da operação mudaram de última hora e o negócio não avançou. O clube cearense receberia 500 mil euros (cerca de R$ 3,1 milhões) para ceder o jogador até junho de 2026.
Carreira no Brasil
O meio-campista foi formado pelo Boavista, do Rio de Janeiro, e chegou ao Fortaleza ainda nas categorias de base. Ele já havia sido emprestado a Operário Ferroviário, do Paraná, e Volta Redonda, também do Rio.
Com a camisa do Tricolor, Ryan não chegou a atuar pela equipe profissional. O volante defendeu os times Sub-20 e Sub-23 e disputou o Brasileiro de Aspirantes, em 2021, e a Copinha, em 2023.
No último dia 29, quando o Fortaleza foi derrotado por 2 a 1 pelo Grêmio, em jogo atrasado da 14ª rodada do Brasileirão, Ryan chegou a ser relacionado. Ele ficou no banco de reservas, mas não foi acionado pelo técnico Renato Paiva.
Disputa no Cruzeiro
Ryan atua, principalmente, como primeiro volante. Essa é uma posição carente no elenco celeste, uma vez que apenas Lucas Romero e Walace realizam a função sem a necessidade de improvisações.
Romero é titular absoluto de Jardim e um dos capitães do time, mas Walace, apesar da expectativa, ainda não se firmou com a camisa celeste e enfrenta uma série de críticas por suas atuações recentes irregulares.
Antes de Ryan, o Cruzeiro anunciou a contratação do atacante Luis Sinisterra, que estava no Bournemouth, da Inglaterra.

