O Cruzeiro negocia a contratação do volante Ryan Guilherme, de 22 anos, que pertence ao Fortaleza, mas disputou a última temporada europeia pelo União de Leiria, de Portugal. Conforme apurou Central da Toca, Samuca TV e Deus me Dibre, as tratativas estão em curso e há otimismo das partes para um desfecho positivo.
No início do mês, o Fortaleza chegou a oficializar o empréstimo de Ryan ao Royal Antwerp, da Bélgica, mas as condições da operação foram alteradas de última hora e o negócio não avançou. O Leão receberia 500 mil euros (cerca de R$ 3,1 milhões) para ceder o jogador até o fim de junho de 2026.
Ryan tem contrato com o Fortaleza até o fim de 2028. Na última temporada, pelo Leiria, ele disputou 29 jogos, marcou um gol e deu três assistências.
O meio-campista foi formado pelo Boavista, do Rio de Janeiro, e chegou ao Fortaleza ainda nas categorias de base. Ele já havia sido emprestado a Operário Ferroviário, do Paraná, e Volta Redonda, também do Rio.
Com a camisa do Tricolor, Ryan não chegou a atuar pela equipe profissional. O volante defendeu os times Sub-20 e Sub-23 e disputou o Brasileiro de Aspirantes, em 2021, e a Copinha, em 2023.
No último dia 29, quando o Fortaleza foi derrotado por 2 a 1 pelo Grêmio, em jogo atrasado da 14ª rodada do Brasileirão, Ryan chegou a ser relacionado. Ele ficou no banco de reservas, mas não foi acionado pelo técnico Renato Paiva.
Disputa no Cruzeiro
Ryan atua, principalmente, como primeiro volante. Essa é uma posição carente no elenco celeste, uma vez que apenas Lucas Romero e Walace realizam a função sem a necessidade de improvisações.
Romero é titular absoluto de Jardim e um dos capitães do time, mas Walace, apesar da expectativa, ainda não se firmou com a camisa celeste e enfrenta uma série de críticas por suas atuações recentes irregulares.

