Alvo do Cruzeiro no mercado, o meia-atacante Matheus Gonçalves foi relacionado pelo técnico Filipe Luís para o próximo jogo do Flamengo. O Rubro-Negro visitará o Santos nesta quarta-feira (16), às 20h (de Brasília), na Vila Belmiro, em Santos, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Em solo paulista, Matheus Gonçalves voltará a ser opção para o time principal do Flamengo após quase um mês. Isso porque, na disputa da Copa do Mundo de Clubes, nos EUA, ele ficou à disposição de Filipe Luís nos três jogos da fase de grupos: contra Espérance, Chelsea e Los Angeles FC. O compromisso diante dos norte-americanos em 24 de junho.
Já nas oitavas de final do torneio mundial, no dia 29 de junho, o camisa 20 não esteve no banco de reservas no duelo com o Bayern de Munique. Os alemães venceram por 4 a 2 e eliminaram o Flamengo da competição.
Surpreso com a reviravolta
Na noite dessa segunda-feira (14), Matheus Gonçalves marcou um dos gols da vitória do Flamengo sobre o Atlético-MG, por 4 a 2, no Luso Brasileiro, no Rio de Janeiro, pela 18ª rodada do Brasileirão Sub-20.
Durante o intervalo da partida, o atleta disse ter ficado surpreso com a desistência do Flamengo em vendê-lo para o Cruzeiro. Na ocasião, Matheus afirmou que ficou ciente por causa da pergunta da repórter do SporTV.
“Não estava sabendo (da desistência do Flamengo), estou sabendo pela senhora (repórter). Antes do jogo, o que estava certo para mim e para o meu estafe era o que tinha combinado entre os presidentes, o BAP e o Pedrinho. Já tinha um acerto”, disse.
“Estou sabendo por você (da desistência), já tinha a palavra deles. Se o Flamengo não quer me vender, quer que eu fique, vou batalhar para conquistar o meu espaço, que eu sempre sonhei. Se não quer me vender, vou buscar meu espaço em campo”, complementou.
Nos últimos dias, por não ter tanto espaço na equipe principal, Matheus Gonçalves pediu a Filipe Luís para atuar no sub-20, com o objetivo de retomar o ritmo ideal. Agora, ele será opção no duelo com o Santos, pela Série A.
Desistência do Flamengo
Conforme o Central da Toca antecipou, na noite dessa segunda (14), o Flamengo optou por não negociar Matheus Gonçalves após a torcida ter pressionado a diretoria.
Inicialmente, os presidentes Pedro Lourenço, da SAF celeste, e Luiz Eduardo Baptista, o BAP, do Flamengo, acordaram o pagamento de 3,5 milhões de euros (R$ 22,8 milhões na cotação atual) por 50% dos direitos do atacante. O Cruzeiro estava disposto a depositar o valor à vista.
Neste momento, o Cruzeiro é o time que mais ameaça o Flamengo no Brasileirão. O Rubro-Negro e a Raposa dividem a liderança com os mesmos 27 pontos, mas os cariocas levam vantagem no saldo de gols: 22 a 12 no comparativo com o time mineiro.
Matheus Gonçalves no Flamengo
Cria do Flamengo, Matheus Gonçalves disputou 13 jogos com o time principal e marcou dois gols nesta temporada. Em 2024, pelo elenco profissional, foram 23 partidas – ele balançou a rede duas vezes ao longo do ano.
Além do Rubro-Negro, o atacante atuou pelo Red Bull Bragantino em 2023. Naquela oportunidade, cedido pelo Flamengo, Matheus Gonçalves disputou 13 jogos e deu uma assistência.

