O elenco do Cruzeiro será praticamente o mesmo, pelo menos, até o dia 10 de julho, quando o novo período de contratações será novamente retomado. Isso porque a ‘janela de transferências de exceção’ se encerrou nessa terça-feira (10), e o clube celeste teve apenas duas movimentações no mercado.
A diretoria da Raposa não teve pressa em relação a reforços no período que foi encerrado nessa terça. A ‘janela excepcional’ foi criada pela Fifa pensando nos times participantes do Super Mundial de Clubes, que terá início neste sábado (14). No entanto, se estendeu aos demais clubes das principais ligas.
Conforme apurou o Central da Toca e a Samuca TV, o Cruzeiro pretende intensificar a busca por novas contratações a partir desta sexta-feira (13), quando o calendário brasileiro já estará paralisado para a disputa do torneio intercontinental. Durante esse período, os clubes não participantes concederão férias de duas semanas aos jogadores.
Seguindo as orientações do técnico Leonardo Jardim, que passou atuar como uma espécie de manager, o Cruzeiro pretende contratar um zagueiro que atue pelo lado esquerdo; pelo menos, um atacante de beirada; e agora um centroavante para compor o grupo.
A intenção da cúpula celeste é de fazer investimentos pontuais em jovens atletas que possam entregar retorno técnico imediato e que ainda terão potencial de revenda no futuro.
Movimentações do Cruzeiro
As movimentações do Cruzeiro na ‘janela de exceção’ foram discretas. A primeira delas foi a permanência de Marquinhos no elenco até dezembro de 2028.
O Cruzeiro acertou junto ao Arsenal, da Inglaterra, a compra dos direitos econômicos do atacante de 22 anos. Ele estava emprestado à Raposa até o fim de 2025, mas tinha cláusulas no contrato que obrigavam o clube celeste a ficar com o jogador em definitivo caso fosse alcançadas. No entanto, não foi bem esse o caso.
Marquinhos poderia realizar apenas 17 jogos no primeiro semestre deste ano sem o Cruzeiro ter que comprá-lo em definitivo. No entanto, após avaliação de Jardim, o clube entendeu que seria um investimento interessante manter o ponta no elenco por mais tempo.
Para ficar com Marquinhos, o Cruzeiro conseguiu melhorar a forma de pagamento, alongando o prazo para quitar a compra dos direitos econômicos do jogador. O preço estipulado era próximo a R$ 19 milhões.
Já a segunda movimentação do Cruzeiro só foi concluída no último dia da janela. O clube estrelado acertou a rescisão contratual em comum acordo com Juan Dinenno, que havia perdido espaço sob o comando do técnico português.
Inicialmente, o Cruzeiro negociava um empréstimo do centroavante argentino ao São Paulo. Contudo, entendeu que a rescisão seria o melhor caminho.
Logo após a publicação do fim do vínculo no Boletim Informativo Diário (BID), da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Dinenno foi anunciado pelo clube paulista.
Próxima janela de transferências
O último período para a inscrição de novas contratações será aberto no dia 10 de julho (quinta-feira) e encerrado no dia 2 de setembro.

